10 melhores hatches para quem mora na cidade

10 melhores hatches para quem mora na cidade

Quem mora na cidade costuma enfrentar trânsito lento e estacionar na rua. Portanto, ter um carro compacto e econômico é superimportante. Encontrar o modelo ideal pode ser um grande desafio, especialmente entre diferentes categorias. 

O principal aspecto para avaliar na hora de escolher um carro para a cidade é o espaço externo. Como muitas vezes você vai estacionar na rua ou em garagens apertadas, o ideal é apostar num carro dois volumes, ou hatch. Por ser bastante compacto, você não vai ter problemas encontrar vagas na rua, nem vai se apertar nas garagens pequenas.

Outro ponto importante para quem dirige nas cidades é o trânsito lento. Ficar muito tempo agarrado em uma mesma via sem poder desligar o carro pode consumir bastante combustível. Por isso, é preciso buscar por um carro econômico. Também é interessante pensar em hatches com sistema start-stop, assim você consegue economizar combustível mesmo nos dias de maior engarrafamento.

Mas a economia de combustível precisa ser tão importante quanto a potência do motor. Quem mora em cidades como Juiz de Fora certamente já sabe que carro 1.0 sofre para subir as ruas íngremes. Em função disso, o ideal é buscar por modelos com motor 1.4 ou 1.6 de potência ou motor 1.0 turbo. Dessa forma, você consegue um bom desempenho para subir os morros mais desafiadores sem deixar de lado a eficiência no consumo. 

E não dá para falar de ruas íngremes sem pensar no câmbio. Fazer controle de embreagem o tempo todo é bastante cansativo. Para contornar esse problema, você pode investir em um hatch com câmbio automático ou CVT. 

Para ajudar você a tomar a melhor decisão de compra, selecionamos os 10 hatches com melhor custo benefício para quem mora na cidade.  

 

10 melhores hatches seminovos para quem mora na cidade

Selecionamos os 10 melhores hatches para você dirigir nas cidades com base na lista dos mais vendidos em 2021. Os modelos são fáceis de encontrar para comprar e podem ser adquiridos como seminovos ainda na garantia. Confira:

1. Hyundai HB20 

Não é à toa que o HB20 foi o hatch mais vendido do Brasil em 2021. O grande sucesso de vendas da Hyundai tem um excelente custo benefício, especialmente por causa do pacote mecânico robusto, do consumo eficiente e da alta tecnologia embutida. 

2. Fiat Argo 

O Fiat Argo tem um consumo bastante eficiente e segura bastante o seu valor de mercado, por isso é destaque na categoria. Tem um espaço interno confortável, uma boa gama de versões e ainda uma central multimídia de dar inveja. Saiba mais sobre por que o Fiat Argo é um modelo extremamente vantajoso.

3. Chevrolet Onix 

O Chevrolet Onix ocupou a terceira posição entre os mais vendidos de 2021, mas poderia facilmente ter se mantido em primeiro lugar se não fosse a crise dos semicondutores que afetou sua produção. Trata-se de um dos hatches com melhor custo benefício, especialmente porque é um dos modelos mais econômicos do mercado. 

4. Volkswagen Gol 

O queridinho do Brasil não poderia ficar de fora desta lista, não é mesmo? É um dos favoritos dos consumidores brasileiros quando se trata de veículos de entrada. É uma excelente opção para quem vai comprar o primeiro carro, mas também para quem roda muito nas cidades. Vale lembrar que esse clássico do mercado automotivo vai sair de linha ainda em 2022. 

5. Fiat Mobi 

Desenvolvido para concorrer diretamente com o Volkswagen UP, o Fiat Mobi é mais um hatch que vale a pena ter na cidade. A principal vantagem é que a sua versão de entrada vem com itens que geralmente estão presentes em modelos mais caros, como sinalização de frenagem de emergência e controle eletrônico de aceleração.

6. Renault Kwid 

Outro modelo extremamente econômico é o Renault Kwid. Um dos carros mais baratos do Brasil, o hatch se destaca pelo grande custo benefício. Apesar de ser bastante compacto, o Kwid tem um bom porta-malas e já conta com isofix, bem mais seguro para quem roda com crianças na cadeirinha pela cidade.  

7. Toyota Yaris 

Lançado em 2018, o Yars é uma opção requintada para quem quer dirigir com estilo sem abrir mão de todas as vantagens que um hatch tem a oferecer. A caixa CVT herdada do Corolla e o motor potente trazem toda a tecnologia japonesa para as suas mãos. 

8. Fiat Uno 

Outro queridinho nacional é o Fiat Uno, que saiu de linha em dezembro de 2021. Tem uma manutenção muito barata em relação a outros modelos e uma cartela de versões variada, para você poder escolher o que mais combina com o seu dia a dia na cidade. 

9. Volkswagen Polo 

O grande apelo do Volkswagen Polo é o prazer de dirigir. Um carro bem construído, com motor potente e mecânica robusta. A variedade de modelos também é uma grande vantagem, especialmente porque a marca não deixa de trazer novas atualizações todo ano.

10. Volkswagen Fox 

Apesar de ser considerado um pouco defasado no mercado, o Volkswagen Fox é um carro que oferece versões completas por um preço reduzido em comparação com outros modelos da categoria. Além disso, o Fox tem baixíssimos custos de manutenção, e suas peças são fáceis de se encontrar.

 

Antes de fechar negócio, é importante fazer um test drive para experimentar as características do veículo e avaliar se aquele modelo de fato combina com você. Quer saber como fazer um bom test drive? Selecionamos 10 dicas para você perceber todos os detalhes do veículo, sejam eles positivos ou negativos.