Conheça o Fiat Argo

Conheça o Fiat Argo

O Fiat Argo é um modelo do tipo hatch que deu as caras no mercado brasileiro em 2017 e deste então faz muito sucesso entre os motoristas. Desenvolvido para substituir o Punto, o Bravo e o Palio, é um veículo que se destaca na sua categoria. 

Assim como o Chevrolet Onix, o Fiat Argo foi um dos modelos mais vendidos em 2021. E não é à toa! Trata-se de um modelo econômico, confortável e que impressiona com a central multimídia. Atualmente, não vem fazendo tanto sucesso no mercado, mas ainda continua a ser uma ótima opção de compra. 

Neste artigo, você vai conhecer as principais características do Fiat Argo para entender porque vale a pena investir no modelo. 

O que você precisa saber sobre o Fiat Argo

Antes de decidir fechar negócio, é importante conhecer bem as características do veículo para saber se este se encaixa bem no seu dia a dia. Confira a seguir o que você precisa saber sobre o Fiat Argo.

Consumo 

Se você busca por um modelo econômico, pode apostar no Argo! O motor flex e a tecnologia start-stop fazem do veículo uma excelente opção para quem precisa de economia sem perder no desempenho. Por isso, o carro entra para a lista de mais econômicos do Brasil.

Segundo os testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a versão Drive 1.0 do Fiat Argo marcou 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina nas vias urbanas. Já nas rodovias, o hatch chegou a impressionantes 11 km/l com etanol e 15,8 km/l com gasolina.

Conheça os diferentes tipos de combustível.

Os carros são equipados com câmbio manual de 5 marchas e com o motor Firefly 1.0 6V e 1.3 8V e o E.torQ 1.8 16V. Este é o que deixa mais a desejar no quesito consumo, “bebendo” mais do que seus irmãos. 

O Argo Drive 1.0 entrega até 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque. O motor 1.3 tem 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. Já os números do 1.8 ficam em 139 cv de potência e 19,3 kgfm.

Manutenção

De modo geral, o Fiat Argo tem a grande vantagem da revisão tabelada. A primeira revisão chega a ser propositalmente mais barata e, em alguns casos, pode ser oferecida de graça.  Porém, com uma pegadinha: nas paradas seguintes, o preço da manutenção chega a dobrar. De qualquer forma, continua sendo bastante acessível, mas vale a pena conferir o preço das revisões para poder se planejar financeiramente. 

Vale destacar que, por se tratar de um modelo amplamente procurado por todo o país, é pouco provável que o proprietário tenha problemas em encontrar peças ou mão de obra especializada para fazer a manutenção no Argo.  

Desvalorização

Por ser um carro de alto custo benefício, o Fiat Argo está entre os mais vendidos do ano de 2021. Logicamente, existem muitos consumidores interessados no modelo, o que torna a desvalorização bem baixa. 

As versões do Argo de 2019 podem ser vendidas por 7% a 10% do preço original – uma taxa incrível, até mesmo para os hatches! Fica a dica: se você troca muito de carro, o modelo tem grande facilidade para revenda!

Concorrência

Além da pouca desvalorização, outro ponto positivo do Argo é a falta de concorrência. Sim, o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Ford Ka concorrem lado a lado com o Fiat Argo, mas eles vêm sofrendo com outros fatores que deixam o hatch da Fiat a sua frente. 

O Onix e o HB20 tiveram paralisações em suas produções por conta da crise de semicondutores e o Ka perdeu espaço no mercado desde que parou de ser produzido no Brasil. 

Descubra qual seminovo comprar em 2022.

Espaço interno

Espaço interno é um aspecto que o Fiat Argo não deixa a desejar! Apesar do entre eixos praticamente idêntico ao do Chevrolet Onix e ao do Hyundai HB20, o modelo se destaca por um projeto que entrega mais espaço para o motorista e para os passageiros. Quem acaba ocupando o banco de trás tem muito mais conforto para as pernas.

Além disso, o Argo possui um porta-malas de 300 litros de capacidade, o que é bastante realista para a categoria. Por isso, dá para concluir que o modelo é uma boa opção para quem gosta de viajar com companhia! 

Versões

Um ponto importante sobre o Fiat Argo é a consistência. Mesmo com a diferença entre as versões, o modelo consegue manter o custo benefício em todas elas. A linha 2020 conta com sete versões diferentes. Veja a seguir:

  • Fiat Argo 1.0 flex: configuração mais barata, conta com itens básicos como ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos e computador de bordo.

  • Fiat Argo Drive 1.0: uma das versões mais simples, inclui regulagem de altura do banco do motorista, desembaçador do vidro traseiro temporizado e limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência.

  • Fiat Argo Drive 1.3 GSR: sai de fábrica com ar condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, volante com regulagem de altura, alarme, entre outros equipamentos.

  • Fiat Argo Drive 1.3: bastante semelhante ao Drive 1.0, possui também LED Design de série e monitoramento dos pneus.

  • Fiat Argo Trekking 1.3: o modelo robusto da família Argo vem com uma boa gama de equipamentos como central multimídia com tela de 7 polegadas que espelha celular, ar condicionado e faróis de neblina.

  • Fiat Argo HGT 1.8: o interessante da versão são os retrovisores elétricos com sistema tilt down e setas integradas e a central multimídia Uconnect com tela de 7”.

  • Fiat Argo Precision 1.8: além do motor potente, o pacote de série inclui controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, monitoramento dos pneus, ar condicionado e computador de bordo e alarme.

Pontos negativos do Fiat Argo

Apesar de ser um excelente carro, nem tudo é perfeito no Fiat Argo. Existem alguns pontos do veículo que deixam um pouco a desejar.

Um dos principais pontos de reclamação é a falta de veículos com câmbio automático CVT, restrito às versões de motor 1.8. Outro motivo de reclamações, como visto anteriormente, é o motor 1.8 que é um modelo defasado e não é tão econômico quanto o 1.0 e o 1.3. Além disso, o Argo também não possui versões equipadas com motor turbo.

Apesar de todo conforto e do bom espaço interno, a dirigibilidade do Fiat Argo não é das melhores. O volante do automóvel é muito grande e não proporciona uma boa pegada, além da direção ser muito leve, o que gera um pouco de insegurança. Também faltam alguns equipamentos de segurança nas versões de base, como o controle de estabilidade e mais airbags. 

Fiat Argo 2023

A nova linha do Argo já está disponível. Os novos modelos inovam no design esportivo, com tetos personalizados e aerofólios. A área tecnológica conta com sistema keyless e a central multimídia 7”. Tem farol de neblina, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e direção elétrica. 

A linha Fiat Argo 2023 conta com três versões: Argo 1.0, Argo Drive 1.0 Flex e Trekking 1.3 MT. Como você pôde perceber a Fiat abandona o motor E.torq 1.8 que não agradava muito e investe em suas outras versões, mas ainda não foi dessa vez que os veículos ganharam o câmbio CVT.  

Está em busca do seminovo ideal? Conheça as diferentes categorias de veículos de acordo com a carroceria e saiba como escolher o veículo certo para você.