Categorias

Tipos de carros: como escolher o modelo ideal?
22 jul

Tipos de carros: como escolher o modelo ideal?

Você certamente já ouviu falar em sedan e hatchback. Esses nomes se referem a duas categorias de carro. Conhecer os diferentes tipos de carro é essencial para saber qual combina mais com o seu estilo de vida. 

Você vai viajar bastante? Vai buscar as crianças na escola todos os dias? Ou vai pegar a estrada de terra algumas vezes por semana? O carro ideal atende ao máximo de necessidades sem extrapolar o seu orçamento. 

Neste artigo, você vai descobrir a diferença entre as categorias de carro para saber como escolher o modelo ideal para você.

 

Conheça os diferentes tipos de carro

Os carros são classificados de acordo com as suas carrocerias. Veja a seguir as principais categorias:

1. Hatch

Hatch ou hatchback é a categoria de carros com apenas dois compartimentos internos. Esses veículos são mais compactos porque possuem o porta-malas anexado à cabine. Por esse motivo, os hatches muitas vezes são listados com um número ímpar de portas. É uma opção muito vantajosa para quem precisa de um carro compacto para estacionar na rua ou manobrar na garagem do prédio. 

2. Sedan

Sedan é a categoria de carros que possui três divisões: o porta-malas, a cabine e o compartimento do motor. Essa categoria é mais confortável e acomoda até cinco pessoas sem problemas. Os sedans são ótimas opções para quem quer conforto e versatilidade. Porém, ocupam mais espaço que os hatches e podem não caber em qualquer vaga na rua. 

3. SUV

SUV é a sigla para Sport-Utility Vehicle ou veículo utilitário esportivo. Os modelos dessa categoria geralmente apresentam um visual mais robusto com uma carroceria alta e ampla. São ideais para transportar pessoas e cargas. Os utilitários esportivos costumam trazer uma boa quantidade de tecnologia embutida e são bastante versáteis. 

4. Pick Up

As Pick Ups ou picapes são veículos de carroceria alta com uma caçamba na parte traseira para cargas mais pesadas. Atualmente, existem modelos com duas e quatro portas, e os valores podem variar bastante de acordo com os demais equipamentos. Esses veículos são ideais para quem curte pegar a estrada de terra, porém ocupam bastante espaço na garagem.

5. Esportivo

De todas as categorias, os carros esportivos são os mais caros do mercado! São projetados para otimizar a aerodinâmica, atingir velocidades maiores e oferecer um alto desempenho. Alguns ainda possuem teto conversível e motores de alta potência. Os carros esportivos chamam atenção pelo design e pela tecnologia avançada. 

6. Cupê

Cupê é a categoria que, assim como os esportivos, é projetada para explorar a aerodinâmica. Os carros são mais compactos e possuem uma carroceria alongada com apenas duas portas e um compartimento para carga. São carros que chamam atenção pelo visual atraente, ainda que tenham design relativamente simples. 

Leia também: o que você deve saber antes de ter o seu primeiro carro.

 7. Crossover

Crossover é qualquer tipo de carro que tenha características de duas categorias de carroceria. O SUV Cupê, por exemplo, é um tipo de veículo que possui características dos utilitários esportivos e características dos carros cupê. Esses veículos normalmente são bastante versáteis e oferecem muitas funcionalidades. 

Conheça os diferentes tipos de freio.

 

3 dicas para acertar na compra do seu seminovo

Confira três dicas para acertar de vez na compra do seu seminovo.

1. Entenda quais são suas necessidades com o carro

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é entender quais são as suas necessidades com o veículo. A melhor forma de fazer isso é listando o que você vai fazer com o carro e com que frequência. Por exemplo: buscar crianças, passear com a família, pegar estrada de terra, passar por asfalto danificado, estacionar na rua, fazer longas viagens

2. Faça um test drive 

Fazer o test drive é essencial para escolher o veículo certo. No teste, você consegue sentir a direção na prática e identificar possíveis defeitos na mecânica do veículo. Além disso, você conhece as funcionalidades do carro e analisa se as características combinam com você. Analise se você gosta da posição para dirigir, se os bancos são confortáveis e se o tipo de cambio lhe agrada.

3. Conta com ajuda profissional

Na dúvida, busque ajuda profissional. Uma loja especializada vai ajudar você a conhecer melhor suas opções e tomar a melhor decisão de compra. Além disso, você também tem ajuda para escolher a melhor opção de pagamento para o seu seminovo. 

 

Entre em contato com a equipe da AutoCerto e conheça nosso estoque de seminovos multimarcas.

 

VOLTAR AO INÍCIO