3 carros que vão sair de linha até 2023

3 carros que vão sair de linha até 2023

Sem dúvida, o ano de 2021 foi muito marcante para o mercado automotivo brasileiro. Com a crise causada pela pandemia prejudicando o poder de compra do consumidor, surgiram novas necessidades e novos desafios. Por isso, muitas marcas optaram por descontinuar linhas de veículos. Muitos queridinhos brasileiros já deixaram o mercado, e a perspectiva para 2022 é que mais modelos sigam o mesmo caminho. 

A primeira reação do mercado quando um veículo sai de linha é desvalorizar o modelo. Mas isso não significa que modelos descontinuados são pouco vantajosos. 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, comprar rum carro que saiu de linha pode ser um excelente negócio. É a oportunidade perfeita para quem quer comprar um carro mais completo pagando menos. Outro ponto positivo é que comprar um modelo já encerrado pode dar mais margem para o comprador negociar o preço e as condições de pagamento com o vendedor. 

Neste artigo, você vai entender por que as montadoras decidem encerrar as linhas de veículos e quais modelos vão sair de linha até o começo de 2023. 

 

Por que os carros saem de linha?

O motivo mais óbvio pelo qual determinados modelos são descontinuados é o baixo desempenho de vendas. Por um lado, muitos veículos saem de linha logo no primeiro ano de lançamento porque simplesmente não agradam ao consumidor. Por outro, existem muitas linhas de sucesso que são interrompidas porque já não apresentam a mesma rentabilidade. 

O que tem acontecido no Brasil nos últimos anos é um aumento na busca por utilitários esportivos ou SUVs. Como resultado, as compras nas demais categorias diminui. Quando a produção de uma determinada linha não oferece lucros o suficiente, a montadora opta por encerrar a linha.

Mas isso não significa que teremos menos hatches ou sedãs no mercado. Com o término de algumas linhas, abre-se um espaço para novos (e melhores) lançamentos. Portanto, as marcas conseguem priorizar a inovação para entregar o melhor da tecnologia automotiva para o consumidor. 

E esse é outro motivo para as saídas de linha: muitas vezes, projetos muito antigos não conseguem mais se adaptar para as transformações do mercado. Assim, desenvolver um novo modelo é mais vantajoso para as montadoras. Um bom exemplo desse caso é a nova lei de emissões da Proconve 7, que fez carros como o Fiat Uno saírem de linha por não atenderem mais à legislação.

 

15 carros que saíram de linha em 2021

Veja a seguir a lista dos principais modelos que deixaram o mercado brasileiro de veículos novos em 2021. Vale destacar que nem todos encerraram de vez a sua produção e alguns modelos ainda podem voltar de forma repaginada em uma nova geração.

1. Fiat Uno

2. Fiat Doblò

3. Grand Siena

4. Ford Ka (hatch e sedã)

5. Ford EcoSport

6. Ford Troller T4

7. Honda Fit 

8. Honda Civic

9. Toyota Etios

10. Chevrolet Montana

11. Volkswagen Fox 

12. Volkswagen Up!

13. Renault Sandero R.S.

14. Citroën C3 

15. Nissan V-Drive

Saiba qual seminovo comprar em 2022.

 

3 carros que vão sair de linha até 2023

1. Volkswagen Gol

Dá até um aperto no coração saber que Volkswagen Gol vai sair de linha, não é mesmo? O queridinho brasileiro foi líder de vendas por 27 anos consecutivos, mas não conseguiu sobreviver às transformações mais recentes do mercado. O posto de carro mais barato da Volkswagen agora pertencerá ao Polo Track, que também vai substituir as versões 1.0 MPI e 1.6 MSI do Polo. 

Produzido no Brasil há 41 anos, o Gol vai sair de linha no primeiro trimestre de 2023 especialmente por conta do projeto antigo. O hatch está na mesma geração desde 2008, e não valeria a pena transforma-lo para atender às novas regras. A partir de 2023, todos os novos veículos comercializados no Brasil deverão contar com controle de estabilidade. E em 2024, a legislação muda de novo e os carros deverão ter proteção contra batidas laterais, faróis de rodagem diurnos e aviso de não afivelamento de cintos de segurança.

2. Volkswagen Voyage

Irmão Gol, o Volkswagen Voyage também sai de linha depois de conquistar o coração de muitos consumidores brasileiros. Apesar de ter entrado para a lista dos carros mais vendidos de 2021, a produção do Voyage será interrompida no primeiro trimestre de 2023 pelos mesmos motivos que o hatch.

Esta não é a primeira vez que o modelo dá adeus ao mercado de carros novos. A primeira geração do Voyage foi fabricada entre 1981 a 1996, substituída pelo Polo Classic. O sedã voltou só em 2008, baseado na terceira geração do Gol. 

3. Honda WR-V

Além do Honda Fit, que encerrou a sua produção no Brasil em dezembro de 2021, o WR-V também vai sair de cena por ora. Mas a Honda já tem planos para desenvolver um utilitário esportivo abaixo do WR-V para concorrer diretamente com modelos como o Fiat Pulse, o Volkswagen Nivus e o Kia Stonic. 

 

2 carros que devem sair de linha nos próximos meses

Além dos três modelos já confirmados, existem ainda alguns veículos que estão com os dias contados.

1. Hyundai ix35

Por muitos anos, o o Hyundai ix35 foi um dos mais vendidos da marca, mas sempre ficando na sombra do Tucson. Hoje, o modelo nem entra para a lista dos mais vendidos. Em vista disso, a marca vai direcionar a atenção para o lançamento do New Tucson, uma versão mais moderna de um SUV bastante querido pelo mercado brasileiro. Assim, a perspectiva é de que o modelo deve ser descontinuado.

2. Suzuki Vitara

O utilitário esportivo Vitara já está com as importações suspensas, o que pode ser um sinal de que a Suzuki vai retira-lo do mercado. Nos últimos anos, a Suzuki fechou um grande número de concessionárias, o que indica uma significativa redução das atividades da marca japonesa no Brasil. 

 

Quer encontrar o carro usado perfeito para você? Conheça o estoque de veículos da AutoCerto.