Categorias

Como escolher o utilitário certo para você
18 fev

Como escolher o utilitário certo para você

Escolher o carro certo não precisa ser um processo difícil. É importante pensar nas suas necessidades do dia a dia, para qual finalidade você precisa do veículo e quanto você se dispõe a gastar com a aquisição, seguro e manutenção.

Os carros utilitários são extremamente vantajosos para quem procura um veículo versátil. Seja por conta do visual atrativo ou das funcionalidades presentes no veículo, os consumidores estão cada vez mais interessados nos utilitários. Atualmente, esta é uma das categorias mais buscadas no mercado automotivo brasileiro.

Descubra as vantagens dos utilitários e veja algumas dicas para você escolher o veículo certo para você.

 

O que são utilitários

Afinal de contas, o que é um carro utilitário? Tecnicamente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) define como utilitário o veículo que possui no mínimo quatro das seguintes características:

  • Distância do solo entre eixos com mínimo de 200 milímetros;

  • Distância do solo abaixo dos eixos com mínimo de 180 milímetros;

  • Ângulo de ataque com mínimo de 23 graus;

  • Ângulo de saída com mínimo de 20 graus;

  • Ângulo de transposição de rampa com mínimo de 10 graus;

Note que essas características se referem a altura do veículo. 

O INMETRO também classifica os utilitários de acordo com sua área de planta. Os veículos com mais de 8m² são considerados utilitários grandes, e os veículos com menos de 8m² são considerados utilitários compactos.

 

Tipos de utilitário

Existem dois tipos de utilitários mais comuns no Brasil: os utilitários tradicionais e os utilitários leves.

Os utilitários tradicionais são mais voltados para o transporte de cargas, em detrimento do transporte de pessoas. São os furgões, as vans, as multi vans e os caminhões leves.

Já os utilitários leves priorizam os passageiros. Geralmente apresentam grande quantidade de tecnologia embarcada e trazem muito conforto. As caminhonetes e os utilitários esportivos fazem parte desse grupo.

Além destes veículos, outro tipo que tem se destacado dentre os utilitários são os SUV.

SUV

A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle ou veículo utilitário esportivo. No entanto, sabe-se que a expressão original vem de Suburban Vehicle, que significa veículo urbano. Assim, o SUV é considerado um tipo de utilitário que possui design esportivo.

Referência em espaço, esse tipo de carro foi desenvolvido com o intuito inicial de transportar grandes cargas. Suas primeiras versões tinham assentos para até oito pessoas. Com o tempo, o segmento de SUVs se aproximou do consumidor comum e se tornou uma das categorias que mais cresce no mercado automotivo.

Não é à toa que os SUV cupês estão chegando em massa no mercado brasileiro. Um exemplo é o Nivus, um dos grandes lançamentos da Volkswagen nos últimos anos.

O SUV cupê nada mais é do que a combinação entre o porte do utilitário esportivo e a dinamicidade do cupê. É um pouco mais baixo do que os utilitários clássicos e pode ser uma boa opção de acordo com as suas necessidades.

A diferença entre utilitário e Crossover

Os crossovers podem ser confundidos com utilitários, mas não pertencem a essa categoria, porque diferem em alguns aspectos, como estrutura, tração, carga, dirigibilidade e consumo. Enquanto os utilitários são carros mais robustos, que superam os terrenos acidentados e transportam grandes cargas, os crossovers são veículos mais econômicos para uso nas cidades. 

O Hyundai Creta, o Ford Ecosport e o Nissan Kicks são alguns exemplos de crossovers confundidos com SUVs no mercado brasileiro. É interessante destacar que os crossovers não são necessariamente veículos inferiores aos utilitários. Eles apenas possuem finalidades diferentes.

 

5 vantagens  veículos utilitários

Os veículos utilitários trazem muitas vantagens para os consumidores.

1. Espaço interno

O espaço interno é a característica mais comentada dos utilitários. Além de oferecer mais conforto para longas viagens, os veículos dessa categoria ainda possuem um ótimo espaço no porta-malas, o que permite o transporte de muita bagagem ou de cargas maiores. 

2. Conforto na direção

Grande parte dos utilitários possui uma posição elevada de direção. Junto com a altura do veículo, essas características oferecem mais conforto para o motorista, que consegue ver melhor a estrada à sua frente. A altura do assoalho ainda facilita a passagem por trechos barrentos e alagados.

3. Segurança

Os utilitários oferecem segurança intermediária por conta de seus vários equipamentos e recursos de proteção. O assistente de partida em rampa, o botão seletor de terreno, o controle de estabilidade, o controle de tração, e os múltiplos airbags são alguns dos componentes que contribuem para tornar o veículo mais seguro.

4. Capacidade de carga

Se você precisa de um veículo para transportar materiais pesados, então os utilitários são perfeitos! Feitos especialmente para conciliar o transporte de pessoas e cargas, os utilitários conseguem se dar bem tanto nas viagens quanto na correria do dia a dia.

5. Potência do motor

Para aguentar o tranco em terrenos acidentados enquanto transportam grandes cargas, os utilitários possuem motores mais robustos e potentes.São ideais para quem busca aliar desempenho e espaço.

6. Agilidade

Por serem consideravelmente menores que os veículos de grande porte, os utilitários podem ser mais velozes e consequentemente atender a mais rotas. Isso aumenta a capacidade de entrega e agiliza o trabalho de quem precisa transportar grandes volumes. 

 

Dicas para escolher seu utilitário

Para escolher o melhor utilitário para você, é importante se atentar para as suas necessidades e para as especificações do carro. Antes de tudo, defina o quanto você deseja gastar com a aquisição do veículo, com o seguro, com os impostos e com as possíveis manutenções.

Em seguida, avalie o seu estilo de vida e qual será a finalidade do carro. Quantos passageiros você deseja transportar? Vai carregar materiais pesados no veículo? Que tipo de material? Como é o terreno no trajeto que você vai percorrer com o veículo?

Na hora de escolher o seu veículo, analise as características de cada modelo que despertar o seu interesse. Observe o tipo de tração, o motor, os pneus, a direção, o consumo e todos os equipamentos de segurança. Pesquise sobre a manutenção e sobre a revisão do modelo.

Por fim, faça o test drive. Essa é a melhor forma de conhecer as funcionalidades do veículo na prática e descobrir se é o modelo certo para você.

 

Que tal dirigir por aí com o carro perfeito para você? Entre em contato com a nossa equipe para encontrar os melhores utilitários seminovos.

VOLTAR AO INÍCIO