9 dicas para conservação de utilitários

9 dicas para conservação de utilitários

 

Cuidar bem do seu carro é muito importante, independente do modelo. O estado de conservação do veículo tem impacto direto sobre o valor da revenda, por isso é importante ficar de olho em alguns detalhes para poder preservar as características originais do seu carro por mais tempo.

No caso dos utilitários, é muito importante lembrar que são veículos muito utilizados para transportar cargas pesadas no trabalho. Por isso a atenção é dobrada! Vamos ver algumas dicas de conservação de utilitários para aumentar sua vida útil e evitar a desvalorização no mercado.

 

Como conservar carros utilitários

A seguir, você verá as dicas mais importantes para manter o bom estado do seu veículo.

 

1. Faça a revisão regularmente

Fazer a revisão periodicamente é um verdadeiro investimento. A manutenção preventiva evita que você passe por perrengues na rua e ainda ajuda você a economizar em manutenções corretivas. Vale lembrar também que conduzir um carro sem revisão pode gerar multa.

Como a frequência pode variar entre as marcas e modelos, o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante para fazer a revisão. Mas em geral, o check-up deve ser feito a cada 10.000 km rodados ou seis meses.

Confira as indicações no manual do seu veículo.

 

2. Evite deixar o carro parado por muito tempo

Se você fica longos períodos sem usar o carro, é bom ficar de olho em algumas dicas para não prejudicar o veículo. Ligar o motor por alguns minutos a cada dois ou três dias ajuda a evitar problemas.

Mas se a previsão é ficar sem usar o carro por muitos meses, o ideal é desconectar os cabos da bateria para prevenir problemas no sistema elétrico. Porém, esse procedimento exige cuidados técnicos para evitar danos ao veículo e à pessoa. Por isso, pode ser ideal chamar um mecânico.

Saiba mais sobre como evitar danos com carro parado na garagem.

 

3. Use bons fluidos

Os fluidos do seu carro possuem propriedades que fazem os sistemas trabalharem de forma correta e segura. Entre as suas funções, estão: lubrificar as peças, limpar componentes e regular a temperatura.

Os fluidos evitam o superaquecimento e o congelamento de algumas partes do veículo. Conduzir o veículo com fluidos fora da validade ou abaixo do nível correto impede que o carro funcione direito, podendo causar acidentes e sérios danos no veículo.

 

4. Verifique os pneus

Pneus carecas ou desgastados diminuem muito o atrito do carro com o terreno, o que pode causar acidentes gravíssimos. Fazer a checagem regular dos pneus e do estepe ajuda a conservá-los sempre em bom estado. Por isso, siga as recomendações periódicas de alinhamento da suspensão e de balanceamento de rodas para garantir. Também é muito importante ajustar corretamente a pressão dos pneus e do estepe.

Saiba mais sobre alinhamento de pneus.

 

5. Dirija com cuidado

Dirigir com cuidado é muito importante, não só para garantir a sua segurança, como também para evitar danos no carro. Desviar de buracos, reduzir a velocidade nas lombadas, tomar cuidado com o assoalho e evitar frear bruscamente são algumas boas práticas que você deve adotar para prevenir estragos no seu veículo. Lembre-se de que pequenas atitudes podem salvar você de grandes gastos com manutenção.

 

6. Tenha cuidado com as cargas transportadas

Deixar objetos soltos no porta malas pode ser um grande perigo! Além de danificar o interior do veículo, você corre o risco de comprometer as mercadorias e os objetos podem cair do carro na hora de abrir a tampa. Organize os itens para que não rolem dentro do porta malas, e sempre que necessário proteja as cargas com uma camada a mais de proteção. Você pode usar lonas ou até mesmo alguns cobertores para proteger o carro.

E lembre-se de sempre respeitar a capacidade de armazenamento do carro. Exceder o limite de peso do veículo pode comprometer a frenagem, além de gastar mais combustível. Em caso de acidentes, além de correr risco de vida e ter que lidar com altos custos de manutenção, você pode perder a mercadoria que estava transportando.

 

7. Faça a limpeza regularmente

“Nem está tão sujo, depois eu limpo”! Se você já pensou em deixar a limpeza para depois, saiba que não vale a pena. Com o tempo, sujeira pode acumular em pontos específicos do carro e ficar mais difícil de limpar. O resultado são as manchas, o cheiro desagradável e o desgaste dos componentes do veículo.

Além disso, higienizar o carro também é importante para eliminar germes e bactérias nocivas. Ademais, limpar o ar condicionado regularmente é muito importante para a saúde respiratória do motorista e dos passageiros. 

 

8. Atente-se para os sinais do seu carro

O seu carro dá sinais de quando alguma coisa não está funcionando corretamente. Ficar atento aos ruídos, vazamentos, trepidações e solavancos é muito importante para perceber os defeitos assim que eles aparecerem. Afinal, a última coisa que você quer é que os freios parem de funcionar no meio de uma viagem porque você a luz no painel que indica falha no sistema de frenagem.

 

9. Invista na vitrificação

Se você gosta de manter o seu carro em boa aparência, talvez seja interessante investir na vitrificação. Esse processo faz parte dos serviços de estética automotiva e serve para conservar a pintura. A vitrificação utiliza produtos sofisticados para formar uma película de alta resistência sobre a pintura, protegendo contra raios ultravioleta e demais ações do tempo.

 

Manter o seu veículo bem cuidado vai valorizar bastante na hora da revenda. Saiba mais sobre como avaliar o valor do seu carro.