Alinhamento de pneus: saiba quando é necessário fazer

Alinhamento de pneus: saiba quando é necessário fazer

Se você quer que seus pneus durem bastante, é preciso cuidar deles. Alguma vez você já conferiu o alinhamento das rodas ou suspensão? Esse procedimento é muito importante para manter as rodas perpendiculares ao chão e paralelas entre si, dando estabilidade ao carro. Desta forma, o volante e as rodas estarão sempre em sintonia, proporcionando mais segurança e economia.

A recomendação dos fabricantes é que o alinhamento, assim como o balanceamento, seja verificado a cada 10 mil quilômetros rodados ou após algum tipo de colisão das rodas, seja em acidentes ou batidas no meio-fio, por exemplo. Em asfaltos muito esburacados ou irregulares, a chance dos pneus se desgastarem e a suspensão desalinhar é ainda maior. O procedimento também deve ser feito em caso de troca de pneus ou outros elementos da suspensão.

Em alguns casos, pode ser necessário substituir algumas peças desgastadas ou irregulares para realizar esse serviço. O alinhamento da suspensão deve ser feito quando os pneus estiverem corretamente calibrados e deve obedecer às especificações do fabricante do veículo. O ajuste pode ser feito nas rodas dianteiras e também traseiras, dependendo do modelo.

 

Embora o alinhamento e o balanceamento sejam assuntos relacionados, um não precisa ser feito sempre que fizer o outro.

Como saber se preciso alinhar as rodas?

  • Existem alguns fatores que deixam claro quando a angulação das rodas precisa ser corrigida.
  • Em caso de acidente ou colisão da roda com objetos grandes na pista, buracos, pedras, guias ou meio-fio;
  • Se os pneus apresentarem desgaste anormal ou desigual;
  •  Se as rodas não estiverem obedecendo devidamente ao volante: caso o veículo esteja puxando mais para a direita ou esquerda, mesmo com o volante alinhado, em pistas planas, retas e com pouco vento lateral;
  •  Caso o volante não retorne facilmente após a curva;
  • Após trocar os pneus, componentes da suspensão ou direção.

 

Por que o alinhamento da suspensão é importante?

Além de aumentar a vida útil dos seus pneus, esse processo reduz seu desgaste e melhorando o desempenho. O proprietário também economiza em vários sentidos. Além de não precisar trocar os pneus com frequência, gasta-se menos combustível, pela redução de atrito com o solo, poupando esforço do automóvel.

Esse ajuste também dá mais conforto e segurança aos ocupantes do carro, já que o motorista terá mais controle sobre a direção, sem precisar fazer esforço para conduzir o volante. O desalinhamento exige mais concentração do motorista para guiar o veículo e pode se tornar um risco em condições de chuva ou gelo.