Quando devo trocar o pneu do carro?

Quando devo trocar o pneu do carro?

Quando temos um veículo é importante se lembrar de manutenções que devem ser feitas, principalmente nos pneus do carro, pois são uma peça fundamental para manter a segurança do veículo através da sua aderência e estabilidade, seja na cidade ou na estrada. É importante termos consciência de que a lei pune aqueles que não cuidam dos pneus do carro. 

 

Mas, você sabe quando a troca de pneus deve ser feita? Saber qual o momento ideal para fazer isso, é fundamental para que o dono do veículo saiba de fato de há necessidade no momento e não “perca dinheiro” antes da hora. Ficar atento aos sinais que o pneu pode apresentar é importante para que esses sinais sejam percebidos. 

 

Os pneus, normalmente possuem uma “validade” de cerca de 5 anos, mas, é possível também identificar a quilometragem máxima que um determinado modelo de pneu pode rodar sem que haja problemas, pois o desgaste varia de carro para carro. Portanto, use essas informações apenas como referência, pois podem não se aplicar ao seu caso. 

 

 

 

Qual a quilometragem máxima para a troca do pneu?

 

Quando o carro é dirigido de forma tranquila, freando calmamente e acelerando da forma ideal, é possível que os pneus durem mais do que os de alguém que queime os pneus ou faça outras manobras que os desgastam. Além disso, as estradas pelos quais o motorista passa e o cuidado que ele tem quando há buracos nas ruas, também influencia de forma positiva ou negativa no saldo final de desgaste do pneu.

 

Para facilitar a identificação do momento ideal, é possível encontrar nos pneus um indicador visual de desgaste. O indicador nada mais é do que pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Quando elas chegam no seu limite, é hora de trocar os pneus, pois nesse momento já são considerados “carecas”, influenciando negativamente na segurança do veículo e podendo gerar autuação por autoridades de trânsito ao condutor do carro. Caso os pneus do seu automóvel apresentem bolhas, rasgos ou perfurações, a troca deve ser imediata. E, para que o desgaste ocorra de forma uniforme para todos os pneus, é preciso manter a calibragem do pneu em dia. 

 

Quer manter a segurança do seu veículo? Troque os pneus ao mesmo tempo para que o desgaste seja uniforme. Caso isso não seja possível, o par de pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro, o maior responsável pela estabilidade do carro. 

 

Ainda não tem um carro para chamar de seu e se preocupar com os pneus? Adquira um dos nossos seminovos. Para ver os modelos, clique aqui!