Quais serviços compõem a Estética Automotiva?

Quais serviços compõem a Estética Automotiva?

Para quem gosta de manter seu carro com carinha de novo independente da idade, a estética automotiva é o serviço mais indicado. Imagine mandar seu carro ao salão de beleza ou um spa, com o propósito de manter o veículo dentro dos padrões de fábrica ou melhorá-lo. Esse trato no visual não só torna o veículo ainda mais aconchegante como também o valoriza no mercado, se estiver pensando em vender seu seminovo

A preocupação com a estética automotiva vem de longa data e é muito comum quando se trata de carros luxuosos ou colecionáveis. Para se ter um trabalho ainda mais especializado, algumas pessoas buscam por detailers ou técnicos em detalhamento. Esse profissional costuma ir além da simples estética e tem conhecimentos aprofundados sobre as técnicas e produtos utilizados, dando atenção aos mínimos detalhes do acabamento. 

Há registros do uso desta técnica desde meados de 1920, quando houve na França o primeiro Concours d’Elegance (desfile de elegância). Lá, proprietários e fabricantes buscavam expôr a perfeição de seus carros. Para profissionais da área, essa técnica de detail é comparada a um processo artístico, onde prioriza-se a qualidade independente do tempo e dinheiro gastos.

 

Importância da estética automotiva

Sabe por que as pessoas investem tanto em estética automotiva? Esse serviço não só restaura toda a aparência de fábrica do veículo, como também tem uma grande importância na proteção do acabamento, evitando a corrosão. Isso ajuda a evitar  a degradação de alguns componentes do carro.

Além disso, esse tipo de cuidado estético pode valorizar bastante o carro, por isso vale a pena realizá-los antes de preparar seu veículo para a revenda

 

Serviços inclusos

Confira algumas dicas de serviços que podem ser feitos em centros especializados, para deixar seu carro impecável.

Limpeza e higienização

Uma limpeza profunda é capaz de remover bactérias e fungos, o que é um benefício para a saúde, sobretudo respiratória. Se bem feito, esse procedimento envolve a limpeza de teto, painel, portas, vidros, tapetes, carpete, cintos de segurança e estofados, além do ar condicionado e do motor. 

Em carros com banco de couro, é necessário ainda um cuidado especial após a higienização, para evitar o desgaste do estofado, que se torna visível através de rachaduras e desbotamentos.

O mais indicado é o processo de hidratação, que utiliza produtos próprios para criar uma camada de proteção sobre o couro. Ao escolher o produto ideal, tenha atenção ao nível de absorção e ao aroma. Não utilize hidratantes corporais, pois pode reduzir a vida útil do couro, além de deixá-lo melado e escorregadio. 

Descubra se o cheiro de cigarro desvaloriza o carro.

Limpeza do motor

Manter o motor limpo também contribui para a estética do veículo, mas, ao contrário do que possa parecer, ela não deve ser feita com água, sob o risco de danificar as peças que compõem o sistema.

O mais indicado é a lavagem a seco, com produtos específicos para motor, ou a vapor, que ajuda a desengordurar as peças e remover manchas até mesmo em locais difíceis.

Martelinho de ouro

Para um detalhista, por menor que seja o arranhão, já prejudica a estética do veículo. Nesses casos, a funilaria pode ser uma solução bastante grosseira, visto que sua função é restaurar a lataria, recuperando amassados, danos por corrosão ou colisão.

Na estética automotiva, a técnica brasileira do martelinho de ouro é voltada para pequenos reparos, sem danificar a pintura. Sabe aquele pequeno esbarrão que você deu na hora de sair da garagem? Ele será corrigido com o martelinho de ouro, que busca manter a estética original sem necessidade de reconstruir a lataria do veículo.

Para esse serviço, é recomendado procurar um profissional experiente.

Pintura

Complementando esse serviço de reparo, a pintura pode ser feita para disfarçar arranhões, corrigir variações de cor e o desbotamento. Nesse caso, a maior atenção deve estar na tonalidade da tinta, para que a pintura fique uniforme, além de respeitar as características originais do veículo.

Em caso de mudança na cor, é preciso informar ao Detran para atualizar o registro do veículo. A falta de registro é considerada uma infração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que pode resultar em multa.

Espelhamento e vitrificação

Conhecido como uma das técnicas de maquiagem automotiva, o espelhamento remove riscos e protege pintura, dando um efeito espelhado e brilhante. Para deixar a carroceria ainda mais protegida, alguns proprietários optam por fazer também o processo de vitrificação, adicionando uma camada de vidro líquido, um produto hidrofóbico (repelente à água).

Além de dar resistência contra mudanças do clima, raios ultravioletas (UV), maresia e sujeiras que danificam a lataria, o brilho e a profundidade de cor também são intensificadas.

 

Nos mínimos detalhes

A estética automotiva também pode ser extremamente minuciosa! Para não deixar passar nenhum detalhe, é comum que se retire até mesmo os emblemas ou as rodas do veículo, para que a higienização, pintura ou polimento fiquem perfeitos.

Caso o automóvel tenha algum emblema em falta, a própria loja pode providenciar, seja por meio da montadora ou importando a peça de outro país. Esse cuidado é especialmente importante quando se trata de um carro de coleção, que são expostos e apreciados pelo seu detalhismo.

 

 

Confira outras dicas sobre o mundo dos automóveis no Guia Completo para Segurança Veicular.