Cheiro de cigarro desvaloriza o carro?

Cheiro de cigarro desvaloriza o carro?

Existem muitos aspectos que influenciam no valor do seminovo na hora da revenda. Nem sempre você vai conseguir vender seu carro usado pelo preço da tabela Fipe, porque o estado de conservação interfere na avaliação. Se o motorista ou os passageiros forem fumantes, pior ainda.

Talvez você não saiba, mas o cheiro de cigarro pode desvalorizar o carro. A porcentagem depende muito do modelo e do negociante, mas há especialistas que estimam uma perda de 5% a 10% do valor do automóvel. Quando colocar isso na ponta do lápis, com certeza pode doer no bolso.

O fato é que o odor do cigarro impregna no estofado e outras superfícies, causando desconforto. Mesmo que o motorista ou o passageiro fume com as janelas abertas é inevitável.

O curioso é que nem mesmo os fumantes costumam comprar veículos assim. Isso porque comprar um carro com odor significa ter que gastar com a descontaminação. Por isso, se você é fumante e quer vender seu carro, o melhor é fazer uma higienização completa antes.

Como tirar cheiro de cigarro

A higienização pode não só aumentar as chances de revenda, como também recuperar o valor do carro. Assim como a revisão, a limpeza será mais um investimento do que um gasto.

Tenha em mente que o mercado de automóveis seminovos já é muito competitivo. Se seu veículo não estiver em boas condições, o comprador pode querer pagar menos ou pior, optar por fazer negócio com outra pessoa.

Limpeza profissional

A forma mais eficiente de remover o cheiro de cigarro é através de uma limpeza profissional. Quem é especialista já tem as técnicas e produtos necessários para tirar cheiros desagradáveis do teto, painel, portas e principalmente tapetes e estofados.

Um processo considerado bastante eficiente é a higienização com ozônio. A intenção é remover a nicotina que se prende às superfícies. Esse trabalho utiliza a técnica Oxi-Sanitização, que transforma o oxigênio do ar em ozônio. Esse gás auxilia na limpeza e descontaminação, além de ser um bactericida e fungicida.

Para finalizar, é indicado fazer a substituição do filtro de cabine e até limpar o ar condicionado. Se o sistema de ventilação for utilizado no modo de “retorno”, que faz a reciclagem do ar da cabine ao invés de captar ar “novo” do exterior, o filtro com certeza terá sujado com a fumaça de cigarro. 

Formas caseiras de remover odores

Se de tudo o cheiro do cigarro não for muito forte, algumas ações mais simples podem ser suficientes. Confira três formas caseiras de remover cheiro de cigarro:

1. Deixar um pote com vinagre e uma toalha dentro do carro fechado por uma noite.

2. Deixar cascas de frutas cítricas, ou uma maçã cortada em 4 pedaços, dentro do carro até secar.

3. Deixar um pedaço de carvão dentro da cabine por uma semana.

 

Vai vender seu carro? Saiba como preparar seu seminovo para a revenda.