Como as marcas revolucionaram a produção automotiva

Como as marcas revolucionaram a produção automotiva

Os constantes avanços da ciência permitem que os consumidores desfrutem dos benefícios da tecnologia nas tarefas do cotidiano. No mundo automotivo, a evolução tecnológica traz veículos cada vez mais seguros, com funcionalidades mais interessantes a cada ano.

Para atender a um mercado tão exigente, as empresas investem em polos de pesquisa e desenvolvimento que estudam não só as necessidades do consumidor, mas também os desejos e anseios. Seja com um sistema de frenagem mais seguro ou com uma central multimídia cheia de possibilidades, os carros lançados no mercado tendem a facilitar o dia a dia do comprador.

Neste post, você vai aprender como as marcas evoluíram para transformar e incluir alguns componentes importantes para o seu veículo. Veja a seguir algumas das funcionalidades que podem fazer a diferença na vida do comprador. Apesar de alguns recursos aparentarem ser muito futuristas, você vai descobrir que estas tecnologias estão bem próximas do mercado.

 

1. Direção autônoma

Se você pensa que carros que andam sozinhos é coisa do futuro, saiba que este recurso está mais próximo do que você imagina! A direção autônoma ou piloto automático varia de 0 a 5 em uma escala de classificação de autonomia do veículo. A partir do nível 3, o motorista pode relaxar e aproveitar a paisagem enquanto o próprio veículo conduz a direção. Esse recurso é ideal para longas viagens de carro.

Você já pode encontrar carros autônomos até o nível 3 disponíveis no mercado. No entanto, como a escala varia bastante, bem como a legislação de cada país, é difícil dizer quando os veículos de nível 4 ou superior serão produzidos em massa.

A Tesla, a Audi, a Volvo e a Waymo são as empresas que estão mais próximas de aplicar essa tecnologia em seus automóveis.

 

2. Central multimídia

Apesar de já estarem no mercado há algum tempo, as centrais multimídia têm uma nova perspectiva para os próximos anos. Esse recurso permitirá a internet móvel e a instalação de aplicativos diretamente no veículo. O consumidor poderá fazer compras, pagar postos de gasolina e até marcar a revisão do carro diretamente na tela da central multimídia. 

Porém, nem tudo é vantagem. As novas possibilidades abrem espaço para que as empresas façam propagandas e parcerias pagas. Isso significa que a central multimídia poderá ter anúncios na tela, o que pode ser desconfortável para o motorista.

A central multimídia conectada à internet o tempo todo é algo que podemos esperar para o ano de 2023. Uma das empresas envolvidas no desenvolvimento desse tipo de central multimídia é a Logigo.

 

3. Controlador de velocidade

Se você já cansou de se preocupar com as multas por excesso de velocidade, já pode ficar mais tranquilo com este recurso. O controlador de velocidade mantém a velocidade constante de um veículo mesmo nos aclives e declives. 

Isso evita que o motorista precise pisar no acelerador e no freio a todo o tempo e ajuda a prevenir multas nos locais em que há sinalização eletrônica. Existem ainda sistemas mais avançados que calculam a distância de segurança até o veículo da frente.

A Ford, a Toyota e a Volkswagen já trabalham com esse tipo de tecnologia.

 

4. Airbag

Tudo bem, reconhecemos que o sistema de airbags é bem antigo. Mas isso não significa que ele ainda é o mesmo! As atualizações mais recentes apontam que os próximos carros virão com airbags externos. 

O acionamento do sistema funciona com sensores do lado de fora do veículo que conseguem detectar uma colisão iminente. Os estudos indicam um grande aumento na segurança dos passageiros em caso de acidente.

Quem está à frente da pesquisa é a ZF, que vem desenvolvendo as possibilidades há mais de dez anos. A expectativa é que o novo sistema de airbags chegue ao mercado ainda em 2021. 

 

5. Acesso móvel

Este talvez seja um dos recursos mais interessantes desta lista. Com o aplicativo para smartphones, é possível permitir o acesso ao veículo sem precisar da chave. Também é possível criar perfis individuais para salvar as configurações do banco do motorista, dos espelhos, das estações de rádio e do ar condicionado. 

Além disso, a função de controle parental permite limitar a velocidade, controlar volume do som e até impedir a partida sem os cintos de segurança estarem afivelados. Com o acesso móvel, os proprietários ainda podem monitorar a localização do carro. É um recurso perfeito para quem se preocupa com a segurança.

A Volkswagen já possui esse tipo de recurso.

 

6. Localizador de vaga

Com a perspectiva do carro se tornar um grande acessório conectado, será possível transmitir informações entre veículos sobre a cidade, as ruas e o trânsito. A criação de mapas de situação permite que os veículos informem sobre a disponibilidade de vagas para estacionar nas ruas.

Esse recurso busca não só facilitar o dia a dia do motorista, como também reduzir o consumo de energia e combustível. Um estudo realizado nas principais cidades da Alemanha, dos Estados Unidos e da China indica que o gerenciamento de vagas tem o potencial para reduzir a emissão de gás carbônico em 400 mil toneladas.

A Bosch é a empresa por trás do desenvolvimento dessa tecnologia. 


Quer ficar por dentro dos assuntos do mundo automotivo? Inscreva-se na nossa newsletter.