Como tornar o seu veículo mais seguro contra roubos

Como tornar o seu veículo mais seguro contra roubos

Comprar um carro é um investimento que representa a independência financeira e a liberdade de se locomover para muitas pessoas. Perder o veículo é um grande prejuízo para o dono, por isso é importante proteger o automóvel para evitar roubos.

Veja a seguir como evitar que seu carro seja roubado.

10 dicas para proteger seu carro contra roubos

1. Esconda bolsas e objetos de valor

Deixar objetos importantes à mostra pode ser um grande atrativo para ladrões de carros. Carteiras, bolsas, jóias, envelopes e até componentes eletrônicos são chamariz para pessoas mal-intencionadas. O ideal é guardar esses objetos no porta-luvas ou no porta-malas.

2. Evite itens com informações pessoais

Se você tem o costume de deixar papéis em cima do banco, tome o cuidado de não deixar informações pessoais visíveis. Nome, endereço, telefone, local de trabalho e outros dados podem deixar você e sua família vulneráveis a situações perigosas. Adesivos com a instituição de ensino ou com o nome dos passageiros também devem ser evitados.

3. Proteja as janelas do carro

Quanto mais escura a película das janelas, menor a visibilidade de quem está do lado de fora. Isso impede que as pessoas fiquem olhando para o que está dentro do carro. Atualmente, a legislação brasileira permite que seja aplicado insulfilm com mínimo de 75% de visibilidade no para-brisa, 70% nos vidros laterais da frente e 28% nos vidros traseiros.

Existem películas de segurança que absorvem o impacto, aumentando a resistência das janelas. Elas podem ser muito úteis para evitar que os vidros sejam estourados e para proteger o motorista dos cacos de vidro.

4. Escolha bem o local para estacionar

Estacionamentos fechados são sempre mais seguros, portanto, evite estacionar na rua. Caso necessário, busque por locais mais iluminados e próximos do comércio ou de prédios com portaria, que têm mais chance de ter câmeras de segurança.

5. Invista em dispositivos de segurança

Você pode investir em complementos que ajudam a afastar as pessoas mal-intencionadas. Além da trava elétrica e do alarme, há localizadores e rastreadores que ajudam as autoridades a reaver seu veículo.

Há também sistemas imobilizadores que bloqueiam componentes do carro e ainda disparam um alerta para o roubo. Existem ainda travas de volante e de pedais que impedem o funcionamento dessas peças. Use a tecnologia a seu favor.

6. Contrate um seguro contra roubos

Contratar um seguro auto protege você e o seu carro de diversos problemas. No caso de roubos, a indenização da seguradora vai evitar o prejuízo total. O seguro também evita que você tenha atitudes de risco em casos de roubo do veículo. Saiba mais sobre seguro para carros seminovos.

7. Sempre feche o veículo ao sair

Você já deixou as portas abertas e a chave na ignição enquanto abria o portão da garagem ou enquanto tirava algo do porta-malas? Dependendo do lugar, você corre o risco de ter o seu carro levado nos poucos minutos em que você dá as costas para o veículo.

O ideal é tirar a chave da ignição e ativar a trava sempre que você se afastar do automóvel. Hábitos como esse podem fazer toda a diferença para proteger você de roubos, sejam eles planejados ou oportunos.

8. Não deixe crianças sozinhas no veículo

Muitas pessoas costumam deixar os pequenos dentro do carro enquanto saem para resolver algo rápido. Como fica óbvio que as chaves estão com elas para caso de emergência, o carro e os pequenos são alvo fácil para roubos e outros crimes.

9. Evite dizer quanto tempo vai demorar

Flanelinhas e manobristas costumam perguntar se você vai demorar a voltar para o veículo. Neste caso, sempre responda que vai ser rápido. Você pode dizer que vai apenas deixar um pacote ou que vai buscar uma chave, por exemplo.

10. Não deixe a chave reserva no veículo

Ladrões de carro sabem onde procurar pelas chaves reserva, por isso é melhor deixá-las guardadas em casa. É ruim trancar o carro com as chaves dentro e ficar preso para fora, mas ter o automóvel roubado é bem pior.

Roubaram meu carro, e agora?

O primeiro passo é registrar o boletim de ocorrência com a polícia local. Dessa forma, as autoridades podem emitir um alerta para o seu veículo. É importante tentar se lembrar de todos os detalhes do ocorrido, por isso mantenha a calma.

Em seguida, entre em contato com a sua seguradora. Como essas empresas pedem os documentos do carro para dar entrada na operação, é fundamental manter cópias de tudo em um local seguro.

Você pode pedir o reembolso de uma parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A legislação é específica para cada estado, mas basicamente você é restituído de uma quantia proporcional ao tempo em que ficar sem o carro.

Em caso de recuperação do veículo, a seguradora vai avaliar se você ainda tem direito à indenização. Normalmente, se o veículo sofreu algum tipo de dano cujo valor de conserto é maior que o valor do carro, o dono recebe a quantia sem problemas. Fique atento às cláusulas da apólice contratada.

Por fim, o mais importante para se ter em mente em caso de assalto é não reagir. O roubo do carro é apenas uma perda material e não vale a sua segurança, nem a da sua família.

 

Quer conferir outras dicas sobre segurança de carros? Confira nosso Guia completo para segurança veicular.