Como se preparar para uma viagem de carro

Como se preparar para uma viagem de carro

Para fazer uma viagem de carro com conforto e segurança, é necessário tomar alguns cuidados prévios com o veículo e se preparar para os imprevistos. Da revisão aos lanchinhos, há uma grande lista de itens que devem ser verificados antes de viajar.

Saiba como se preparar para colocar o pé na estrada.

Hora da Revisão

A revisão é uma das etapas mais importantes do planejamento de uma viagem de carro. Fazer a revisão completa evita acidentes e perrengues na estrada. Veja a seguir o que deve estar em bom funcionamento antes de sair de casa:

Pneus

Os pneus devem estar em ótimo estado e devidamente calibrados. Andar com pneus carecas ou desgastados afetam a estabilidade e a frenagem do carro, causando acidentes graves. Confira também o macaco, o estepe e a chave de roda.

Luzes 

Certifique-se de que a parte de iluminação está em bom funcionamento. Isso inclui as luzes de freio, ré, faróis, lanternas e setas. 

Freios

O sistema de frenagem do veículo precisa ser verificado com antecedência para garantir a segurança da viagem. Os componentes devem ser conferidos para assegurar as boas condições dos freios. Confira outros cuidados que você deve ter com seu sistema de freio.

Motor 

Verifique se todos os componentes do motor estão funcionando corretamente: a correia dentada, os filtros de água, óleo e combustível, as velas de ignição e os bicos injetores. Confira também o nível do óleo lubrificante. Temos aqui um artigo explicando qual o momento certo da troca.

Carro limpo

É comum algumas pessoas se esquecerem de limpar o carro antes de viajar. Porém, estar com a limpeza pode trazer muito mais conforto para os tripulantes do veículo.

Além de facilitar a ventilação e preservar o odor do carro, limpar o ar-condicionado pode evitar problemas respiratórios, além de prejudicar o desempenho do carro. A frequência recomendada para a limpeza é a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros. O ideal é sempre dar uma conferida no filtro antes de sair de casa. Ninguém quer ter uma crise de rinite no meio da estrada!

Lembre-se de que manter o carro limpo ajuda a conservar o veículo por mais tempo e a evitar manutenções desnecessárias. Para ajudar, tenha uma flanela limpa e uma sacolinha de lixo dentro do carro.

Planejando a rota

Pensar bem na rota de viagem é muito importante para evitar engarrafamentos e rodovias acidentadas. Além disso, o planejamento ajuda você a se preparar para os imprevistos, como a falta de internet em algumas estradas. 

Para garantir a segurança da sua viagem, é importante garantir os mapas sempre à mão. Caso você utilize o GPS do seu smartphone, você pode baixar os mapas antes de pegar a estrada. 

Algumas estradas possuem pedágio. Para agilizar a sua passagem, troque e separe o dinheiro com antecedência. Algumas empresas também oferecem vias de passagem automática. Se você viaja muito, pode ser uma ótima opção. De qualquer forma, vale a pena comparar os preços.

É fundamental se preparar para as paradas também. Programe-se para parar em lugares mais conhecidos, que tendem a ter uma comida mais saborosa e banheiros mais limpos.

Não se esqueça de verificar os postos de abastecimento ao longo da rota. A última coisa que você quer é ficar sem gasolina ou álcool no meio do nada!

Itens indispensáveis

Manter alguns itens no seu carro pode salvar você de situações perigosas ou desconfortáveis na estrada. 

Uma caixinha de primeiros socorros é fundamental. Um kit básico contém luvas, gaze, algodão, bandagens, soro fisiológico, álcool, tesoura e pinça. Você também pode levar alguns medicamentos básicos, como analgésicos, remédios para enjoo, antialérgicos e antissépticos. Sempre confira se os itens estão dentro do prazo de validade.

Leve também papel higiênico, lenços umedecidos, absorventes íntimos e álcool em gel. Se algum dos viajantes tem alguma necessidade médica especial, como diabetes, é importante estar preparado.

Caso você precise trocar um pneu ou simplesmente pegar alguma coisa no porta-malas em uma rodovia com pouca iluminação, uma lanterna pode ajudar muito. 

Além de tudo, mantenha por perto o manual do carro. Você pode precisar do material para configurar o som ou resolver algum outro problema mecânico do veículo.

Documentação 

Os documentos do carro e do seguro contratado devem estar em dia. Faça uma cópia autenticada e deixe à mão no porta-luvas. Além de alguns documentos serem obrigatórios, outros podem ajudar muito em caso de acidentes ou problemas na estrada. 

É obrigatório por lei portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quando o motorista não possui a licença do veículo consigo é considerada infração leve com direito a multa e retenção do veículo. Já a falta da CNH é uma infração leve com multa. Mas para proporcionar mais praticidade, esses documentos já existem na versão digital.

Os documentos dos viajantes também são indispensáveis, tanto para os adultos quanto para as crianças. Tenha sempre em mãos os documentos de identificação, carteira de vacinação, carteira do plano de saúde e receitas médicas para o caso de qualquer emergência. 

Para viajar com crianças

Fazer longas viagens de carro com crianças pode ser um desafio, especialmente porque as cadeirinhas exigidas pela legislação de trânsito para protegê-los podem ser desconfortáveis para os pequenos. 

Para ajudar a tornar as viagens mais tranquilas, é legal levar brinquedos, jogos e outras fontes de entretenimento. Você pode baixar alguns filmes e programas infantis no seu celular ou em um tablet para que as crianças possam assistir no caminho. 

Não se esqueça de que as crianças podem ficar muito enjoadas no carro. Para evitar, leve alguns lanchinhos leves, com biscoitinhos mais secos. Aposte também na banana e nas frutas cítricas, que ajudam a controlar o enjoo. A água também não pode faltar, especialmente se estiver bem geladinha.

Para o seu conforto

Viagens longas podem ser muito cansativas, não só para os passageiros como para o motorista também. Se você planeja dirigir por muitas horas, é muito importante ter uma boa noite de sono. Escolha roupas e calçados confortáveis para dirigir e não se esqueça de levar um agasalho a mais. 

Faça uma playlist com as músicas que você gosta ou separe os seus CD’s favoritos. As músicas podem ter um grande efeito no nosso cérebro, e faixas muito tranquilas podem deixar o motorista com sono. Por outro lado, músicas muito agitadas podem ser grande fonte de distração. Portanto, escolha bem a sua playlist!

Por fim, não se esqueça de levar um travesseiro e alguns cobertores leves para os passageiros. Água, alguns lanchinhos e guloseimas também são essenciais. 

 

Quer saber mais sobre segurança veicular? Confira nosso guia completo que explica sobre revisão, seguro e outros temas relacionados.