Tudo sobre picapes: melhores modelos e como escolher

Tudo sobre picapes: melhores modelos e como escolher

As picapes cresceram muito no mercado brasileiro, o que traz uma grande variedade de modelos. Juntamente com a quantidade de opções, vem a dúvida na hora de escolher o melhor veículo. Se você está precisando comprar uma caminhonete, mas tem dúvida de qual modelo escolher, veja as nossas dicas sobre como decidir e não errar ao comprar a sua.

Quais são os tipos de picapes?

Existem quatro tipos principais de picapes: compactas, médias, intermediárias e grandes. O tamanho e capacidade das caçambas variam de acordo com o seu tipo. 

Picapes Compactas

As picapes compactas são menores e carregam até 500 kg, são boas para quem não precisa carregar muito peso, mas quer o espaço maior para cargas oferecido pela caçamba. Também são boas para usar na cidade, já que muitas não oferecem a tração 4x4. O preço desse tipo de caminhonete normalmente varia de acordo com os acessórios.

Picapes Médias

Já as picapes médias  têm a capacidade de 1000 kg, boa parte delas possui suspensão traseira do tipo feixe de molas, o que aumenta sua resistência para aguentar as cargas mais pesadas. Todas as médias oferecidas no Brasil possuem a opção de tração nas quatro rodas. Elas são a melhor opção para quem precisa do veículo para o trabalho. 

Os modelos médios também são indicados para quem vai trafegar por trechos rurais, mais acidentados, pois costumam ser mais altos e ter um motor mais resistente, além de passarem com mais facilidade por esse tipo de terreno. Nesse caso, também é indicado investir em picapes com motores a diesel.

Picapes Intermediárias

As picapes intermediárias estão entre os modelos compactos e médios, a Fiat costuma chamar esses modelos SUP - Sport Utility Pickup. Elas mesclam características das caminhonetes compactas e médias. Para quem pretende carregar grandes volumes, mas pouco peso, as molas helicoidais na traseira de alguns modelos trazem um maior conforto na cabine.

Picapes Grandes

As picapes grandes são para quem quer unir luxo e desempenho. São grandes e pesadas como caminhões, e alguns modelos exigem que o motorista tenha CNH na categoria C. São  famosas no mercado norte americano, mas não existem muitos modelos no Brasil por conta da sua baixa procura e altos preços. O modelo mais conhecido é o Dodge RAM.

Caçamba

As caçambas das picapes são a sua principal vantagem e característica. Você pode escolher modelos com as opções abertas ou fechadas. Caso você queira carregar grandes volumes, investir em uma capota de fibra de vidro pode ser vantajoso para abrigar a carga da chuva. Mas se você não pretende carregar volumes grandes, as capotas marítimas já dão conta do recado.

Antes de comprar a sua picape, verifique se a capacidade da caçamba está de acordo com o uso que você dará a ela. Usar mais peso que o suportado pela caçamba vai desgastar o veículo rapidamente e causar sérios riscos à segurança de seus usuários..

Picape com motor a diesel ou flex?

Apesar de mais caro, o motor a diesel é para quem quer economizar. É eficiente, robusto e econômico, ótimo para suportar maiores jornadas de trabalho graças ao seu maior torque. Esse tipo de motor é a melhor opção para empresas, pois aguenta bastante o uso pesado diário. Outra vantagem é o aumento da força, que facilita a ultrapassagem de obstáculos como lamaçais e terrenos mais acidentados.

As picapes flex ou a gasolina são mais baratas, porém gastam mais em combustível e desvalorizam no momento de revenda. São boas para quem não precisa de um carro muito equipado.

Conheça os 6 diferentes tipos de combustível.

O que avaliar na hora de comprar picapes

Comprar uma caminhonete nova pode evitar alguns problemas causados por conta do uso constante, porém picapes 0 km são bem mais caras que as usadas. 

Atualmente, é possível encontrar boas caminhonetes usadas com preços mais baixos. Se você optar por um veículo seminovo ou usado, é preciso ficar atento à suspensão dianteira, analisando os pivôs, borrachas das bandejas e terminais de direção. Faça sempre um test-drive para perceber se há algum problema no carro que não é possível reparar visualmente, como chassi trincado, algum barulho no motor ou embreagem ruim.

Confira também os acessórios disponíveis na caminhonete, como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica. Coloque no papel o que é essencial para você e o que pode ser apenas um extra.

Também fique atento ao valor do seguro, alguns modelos possuem alto índice de roubo, o que pode encarecer a cobertura.

Cuidados com a sua primeira picape

As picapes possuem um centro de gravidade diferente dos carros comuns. Se a sua primeira caminhonete não possui distribuição eletrônica de frenagem, treine a direção com calma, tanto com o veículo com carga quanto sem carga, para criar confiança com o carro.

Uma dica importante: sempre use protetores na caçamba para evitar riscos e, futuramente, pontos de ferrugem que podem desvalorizar o seu veículo! Sempre use cadeado no step e fechadura na tampa para se desviar de sustos desagradáveis com roubos

Conheça algumas dicas de conservação de utilitários. 

Como escolher o melhor tipo de picape

Antes de escolher o modelo é preciso saber qual será o uso da sua nova picape, o tipo de carga que será transportada e em quais tipos de terreno você pretende usá-la. Após detalhar essas informações, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado. No momento da compra, escolha o modelo que una praticidade e confiabilidade.

Mas atenção, se o seu foco for um carro robusto para transportar passageiros, as picapes podem não ser a melhor opção. Como são projetados para o trabalho, esse tipo de carro não tem muito conforto interno para os seus passageiros e alguns modelos são de cabine simples, que comportam somente duas pessoas. 

Os melhores modelos de picape do mercado

1. Fiat Strada Freedom

Picape compacta, ideal para usar no trabalho por ser robusta. A versão de 2021 tem uma boa caçamba e motor 1.3 Firefly flex eficiente. Não é boa para quem precisa carregar muito peso por ser um modelo pequeno.

2. Fiat Toro Endurance

Modelo intermediário que une conforto e a funcionalidade de uma caminhonete. A versão de 2019 tem câmbio automático e motor 1.8 16V flex AUT.

3. Renault Duster Oroch

O modelo intermediário, possui muito espaço interno. A versão Expression tem motor flex 1.6 16V MEC. Porém, tem baixa qualidade no acabamento.

4. Toyota Hilux

Picape média com motores nas opções 2.7 flex ou 2.8 diesel. Robusta e aguenta bem o trabalho pesado. Tem o interior muito espaçoso e confortável. 

5. Chevrolet S10

Caminhonete média que se destaca pelo seu custo-benefício. Pode possuir motor 2.5 flex ou 2.8 diesel. Carro muito recomendado para trabalho.

6. Ford Ranger

Carro robusto com bom custo benefício. A versão Limited tem motor 3.0 diesel e é possível encontrar outros modelos com os motores 2.2 diesel e 3.2 diesel.

Confira nosso estoque e conheça os modelos de picapes disponíveis.