Os melhores modelos para estrada de chão

Os melhores modelos para estrada de chão

Para aguentar o tranco dos terrenos e ainda evitar os apertos da estrada, os veículos adequados para chão de terra possuem características específicas E para realizar uma boa compra, é preciso considerar os detalhes. Para escolher o veículo ideal para você, antes de tudo, é importante pensar no seu estilo de vida e nas suas necessidades para com o veículo

Se você viaja muito e curte uma aventura, um veículo off road é a sua cara. Mas se você trabalha transportando itens entre a zona rural e a zona urbana, um utilitário pode ser mais útil. Selecionamos algumas dicas para ajudar você a escolher o melhor veículo para pegar estradas de terra.

 

Como escolher um veículo para estrada de terra

Na hora de escolher um veículo para estradas de chão, é importante considerar quatro características: tração, pneus, altura e ângulos de entrada e saída. Veja abaixo.

Tração

É a tração que vai salvar você de um atolamento na lama! No geral, o veículo com tração 4x4 é o mais indicado para estradas de terra, porque distribui a potência do motor entre as quatro rodas, aumentando o atrito e reduzindo os riscos de derrapagem.

Vale lembrar que esse tipo de veículo não é muito econômico e pode consumir bastante combustível. Mas alguns modelos permitem modificar a tração segundo a necessidade.

Pneus

Os pneus específicos para estradas de terra possuem sulcos profundos que auxiliam na tração em terrenos acidentados. Porém, é um tipo de pneu que não tem boa performance no asfalto e pode prejudicar o condutor com o alto desgaste e o aumento no consumo de combustível.

Se você precisa rodar muito tanto o asfalto quanto na estrada de terra, o ideal é apostar em um pneu misto, que tem um design específico para facilitar a passagem por trechos difíceis.

Altura

Quanto maior a altura do assoalho em relação ao solo, menor as chances de raspões e perfurações em estradas irregulares. Portanto, veículos mais altos são os mais recomendados para o estradas de terra. Contudo, é importante que o veículo tenha um bom controle de estabilidade, já que a altura pode aumentar os riscos de capotamento.

Ângulos de entrada e de saída

São os ângulos de entrada e saída que determinam a habilidade de um veículo passar por aclives ou declives sem esbarrar o fundo do carro no chão. Os melhores veículos para terrenos acidentados são os que possuem os eixos mais próximos às extremidades.

 

Vantagens dos veículos para estrada de chão

A grande vantagem dos veículos para estrada de chão é exatamente essa: são veículos próprios para esse tipo de estrada. Além de serem mais resistentes aos impactos dos terrenos irregulares de terra, os veículos adequados possuem equipamentos e funcionalidades de segurança que protegem você ao passar por situações perigosas.

Ademais, esse tipo de veículo costuma ter acabamentos mais simples e cores mais escuras. Isso ajuda a disfarçar a sujeira e facilita a limpeza depois de passar por áreas em que a poeira levanta facilmente e por locais lamacentos. 

 

Melhores modelos para estrada de chão

Selecionamos os veículos com melhor custo benefício para você passar por estradas de chão. Veja a seguir:

Renault Duster

O Renault Duster é bastante versátil para quem procura conforto e design. Possui um câmbio CVT que ajuda a economizar combustível, lataria protegida e suspensão traseira multilink. O modelo ainda tem um dos maiores porta-malas da categoria. 

Ford Ecosport

O Ford Ecosport é o grande campeão brasileiro na categoria de carros para estrada de terra. Tem um espaço interno bastante confortável, sistema de airbags com sete unidades e tração 4WD automática flex. Você ainda pode aproveitar que o modelo está saindo de linha para levar um carro mais completo sem gastar tanto.

Jeep Renegade

O Jeep Renegade é um dos queridinhos para quem ama uma aventura off road! Não se engane pelo tamanho do modelo, afinal a Jeep é conhecida como a marca das estradas irregulares. Possui versões 4x2 e 4x4, com motores flex e diesel, respectivamente. É um pouco mais caro que os outros veículos desta lista, por isso é mais interessante considerar um seminovo.

Volkswagen Saveiro Cross

O Volkswagen Saveiro Cross foi projetado para ser um dos veículos de melhor estabilidade e segurança no mercado de carros para estradas acidentadas. É um modelo muito confortável e com boa dirigibilidade. Possui direção hidráulica, isolamento acústico e assistente de partida em rampa.

Fiat Doblô Adventure

O Fiat Doblô Adventure tem o estilo minivan e é perfeito para quem precisa de muito espaço. Possui um porta-malas robusto com capacidade para até 665 litros e consegue acomodar até sete pessoas. Para ajudar com as estradas de terra, o modelo tem pneus de uso misto e suspensão reforçada.

Toyota Hilux

As versões mais recentes da Toyota Hilux vêm com a suspensão e as molas reformuladas, o que oferece uma viagem muito mais agradável nos bancos traseiros. É uma caminhonete muito versátil, já que combina o conforto com a praticidade. 

Jeep Compass

O Jeep Compass combina um design robusto com a elegância de um SUV. É um modelo ideal para quem precisa de um bom desempenho tanto na cidade quanto na zona rural. Os pneus mais largos facilitam a passagem por trechos molhados e até lamacentos.

Ford Ranger

O Ford Ranger é um modelo que vai acompanhar você nos terrenos mais desafiadores. Com uma boa suspensão, um radar sólido e a capacidade para passar até por trechos alagados, a travessia está garantida. O modelo ainda conta com motor potente e torque de giros baixos.

Renault Kwid

O Renault Kwid é um dos mais acessíveis desta lista. A altura em relação ao solo e os ângulos de entrada e de saída são excelentes para superar os buracos do asfalto e as irregularidades da estrada de terra. O modelo ainda está na nossa lista de carros mais econômicos de 2020, o que mostra o ótimo custo benefício.

Mitsubishi L200

O Mitsubishi L200 combina até mais com o off road do que com o asfalto. É extremamente confortável e tem uma boa performance nas estradas. Aqui, chamamos atenção para o 4x4 da marca japonesa, que não decepciona.

 

Que tal sair por aí com o seu seminovo? Confira o nosso estoque e encontre o veículo ideal para você!