Categorias

6 dicas para vender seu seminovo
27 out

6 dicas para vender seu seminovo

Vender um carro usado pode ser extremamente desafiador para proprietários de primeira viagem. Uma das principais dúvidas é sobre como vender o veículo sem cair em esquemas fraudulentos e sem perder dinheiro na negociação. Para ajudar você evitar a dor de cabeça, selecionamos seis dicas importantes para vender seu seminovo.

 

6 dicas para vender seu seminovo com segurança e evitar perder dinheiro

1. Avalie a melhor época para vender seu carro

Da mesma forma que existem épocas mais propícias para comprar um seminovo, existem épocas mais propícias para vender um seminovo. Para conseguir o melhor negócio possível, é essencial avaliar se a temporada é adequada para colocar o seu carro no mercado.

De forma geral, a melhor época para vender seu veículo usado é quando os compradores têm mais dinheiro no bolso. No fim de ano, por exemplo, muitos trabalhadores recebem o 13º salário. Já em março acabam as despesas sazonais, com matrícula em escola, material escolar, presentes de Natal e viagens de férias. Não deixe de verificar essas datas!

 

2. Invista em serviços de estética automotiva para valorizar o veículo

Antes de colocar o seu carro no mercado, é importante garantir que todos os componentes do veículo estejam em bom estado. Além de fazer uma visita à oficina, investir em serviços de estética automotiva pode valorizar muito o seu carro usado e facilitar a negociação da revenda. 

O espelhamento e a vitrificação valorizam a pintura e deixam o carro com cara de novo. Já a higienização remove manchas e sujeiras até mesmo nos lugares mais apertados do carro, além de eliminar odores desagradáveis, como cigarro e mofo.

Saiba mais sobre como preparar seu carro para revenda.

 

3. Coloque toda a documentação em dia

Toda compra de alto valor agregado requer segurança para ambas as partes da negociação. Por isso, é importante comprovar a procedência legal do veículo para conseguir vender. Pense bem: você compraria um automóvel sem a documentação em dia? Provavelmente não, não é mesmo? Não ter os documentos em dia pode prejudicar a sua venda e fazer você ficar com o veículo agarrado por um bom tempo.

Antes de avaliar seu carro para revender, verifique se a documentação está toda em dia. É fundamental pagar todas as multas registradas no veículo e quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

 

4. Entenda o valor do seu seminovo do mercado

Avaliar o valor do seu seminovo no mercado pode ser um grande desafio! Na hora de vender um carro usado, muitas pessoas se esquecem de que, além da tabela FIPE, existem muitos fatores que influenciam no preço de revenda. Entender o valor certo que o seu seminovo tem no mercado é fundamental para evita perder dinheiro e fazer um bom negócio.

Veja a seguir os principais pontos que são avaliados para determinar o preço de um carro usado:

  • Ano de fabricação e ano do modelo

  • Quilometragem

  • Versão do modelo

  • Funcionalidades e equipamentos

  • Consumo de combustível

  • Estado de conservação

  • Histórico

  • Acessórios de fábrica e peças substituídas

  • Documentação

 

5. Tenha cuidado com plataformas não confiáveis 

 Com o crescente avanço tecnológico, as possibilidades de expansão de mercados se tornam infinitas! É possível fazer tudo pela internet, e isso inclui vender e comprar veículos. Porém, é preciso ter muito cuidado com esse tipo de plataforma. 

Redes sociais e sites de troca, compra e venda podem ser bastante perigosos. É difícil ter certeza de quem é que está negociando com você do outro lado da tela, o que facilita a ação de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante tomar cuidado e não fazer nenhuma transferência sem verificar de que o comprador é legítimo.

Conheça 5 golpes comuns no mercado automotivo.

 

6. Dê preferência para lojas confiáveis

A dica mais importante para vender o seu seminovo é buscar por uma loja confiável. Dessa forma, é possível entender suas opções, receber uma avaliação completa do valor do veículo e ainda analisar se está na hora de adquirir outro veículo. Outra grande vantagem é escapar dos esquemas fraudulentos.

Quer revender seu seminovo com segurança? Entre em contato com a equipe de atendimento da AutoCerto e descubra como podemos ajudar você a trocar de carro. 

 

VOLTAR AO INÍCIO