5 golpes comuns no mercado automotivo

5 golpes comuns no mercado automotivo

Comprar um carro é um sonho de muitos brasileiros. Mas também é um investimento grande que precisa ser realizado da forma mais segura possível, para garantir que ambas as partes estejam protegidas na negociação. Por isso, conhecer os golpes mais comuns do mercado automotivo é o primeiro passo para fugir das ciladas e garantir a segurança do seu dinheiro.

Por isso, selecionamos algumas das artimanhas mais utilizadas para enganar compradores e vendedores no mercado de carros seminovos. Conheça o golpe do facilitador, o do carro do amigo, o do carro alugado, o da concessionária falsa e o do envelope vazio.

1. O facilitador

Nesse caso, o criminoso avisa ao interessado que o veículo acabou de ser vendido. Logo depois, ele diz que tem um conhecido que trabalha na fábrica e que pode conseguir um veículo igual na mesma faixa de preço, utilizando o desconto de funcionários concedido pela empresa.

Muitas vezes, esse suposto funcionário aparece em cena para confirmar a história. Os golpes mais planejados podem até incluir uma visita na fábrica, com o uso de crachás falsificados, tabelas de preço e outros documentos fraudulentos. 

Os golpistas solicitam que o pagamento seja feito diretamente para a conta do “funcionário” e desaparecem antes de fechar qualquer negócio.

2. O carro do amigo

O golpista combina o encontro com o interessado em um local público. Pouco antes de chegar ao local, ele avisa que não poderá ir, mas que o seu amigo está no caminho para mostrar o veículo. 

Esse é um dos golpes mais difíceis de se identificar. É comum que os documentos, como o recibo de compra e o laudo da vistoria, sejam falsificados. Os criminosos costumam até colocar objetos pessoais no carro, para fingir que é um veículo de família.

Contudo, há um sinal que deixa claro o golpe: a transferência do dinheiro sempre será solicitada para o nome de outra pessoa, nunca para o dono do carro. Cuidado!

3. O carro alugado

O golpista aluga o carro da locadora e falsifica os documentos com despachante clandestino, sem que a empresa dona do carro saiba. O interessado pode até verificar a documentação, mas encontrará o veículo no nome do criminoso.

O pagamento é realizado diretamente para o falso proprietário do carro, que some logo após a venda. Nesse caso, a locadora precisa bloquear o carro após o término do prazo estipulado no contrato e entrar na justiça para reaver o veículo. O comprador só se dá conta do golpe quando é contatado pela empresa ou pela justiça.

4. A concessionária falsa

Utilizando a foto da fachada de uma concessionária qualquer, o criminoso altera as informações de contato utilizando programas de edição de imagens. Estas informações são publicadas nas redes sociais, que são planejadas para parecerem legítimas. 

O interessado entra em contato e é atendido de forma profissional, semelhante ao atendimento de uma concessionária real. O golpista então anuncia um carro que aparece na foto da fachada e solicita um pagamento adiantado para segurar o veículo. Nesse golpe, o pagamento também é feito pela conta de terceiros.

O comprador só se dá conta do golpe quando vai até a concessionária para ver o veículo. O maior alerta aqui é sempre analisar o carro pessoalmente antes de fechar qualquer negócio. Confira outras dicas neste guia.

5. O envelope vazio

Esse é um dos golpes mais comuns utilizados para enganar vendedores de carros usados. O criminoso age como o interessado na compra e tem todo o comportamento de um cliente normal.

Depois de combinar um valor com o vendedor, ele liga para um amigo ou parente para depositar o dinheiro na conta. E de fato é gerado um comprovante, muitas vezes com um valor até maior que o combinado.

O vendedor entrega o veículo para que o falso comprador saia com o carro imediatamente. No entanto, depois de algumas horas ou alguns dias, ele recebe um contato do banco, afirmando que o envelope depositado estava vazio.

Confira nosso guia com dicas para revender seu seminovo.

Como se proteger de golpes

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar cair nos golpes do mercado automotivo. Confira:

  • Busque sites confiáveis, e fuja de negociações com pessoas desconhecidas pela internet;

  • Não realize pagamentos adiantados;

  • Desconfie de preços muito abaixo da tabela FIPE;

  • Tenha muito cuidado com veículos que estão no nome de terceiros, porque podem ser roubados;

  • Confira toda a documentação do carro antes de fechar negócio;

  • Faça o test drive e analise com cuidado todos os detalhes do veículo;

  • Verifique as restrições jurídicas do automóvel;

  • Confira se o carro já esteve em um leilão;

  • Sempre realize a vistoria cautelar e não aceite documentos prontos;

  • Não entregue o veículo ao comprador antes de ver o saldo na sua conta;

  • Evite se encontrar com o vendedor ou interessado em lugares vazios;

  • Prefira comprar em uma loja confiável, como a AutoCerto.

 

Quer comprar o seu seminovo com segurança? Consulte nosso estoque e fale com nossos vendedores.