Cuidados com a pintura do seu seminovo

Cuidados com a pintura do seu seminovo

A pintura é uma das características que mais chamam a atenção em um carro. Além de proteger a carroceria, a pintura tem o poder de valorizar os desvalorizar o veículo, por isso, é fundamental cuidar bem do seu carro para evitar danos que podem prejudicar a revenda. 

Conheça os principais cuidados que você deve ter para manter a pintura do seu carro como nova por mais tempo. 

 

Como cuidar da pintura do seu veículo

1. Limpe o carro regularmente

Limpar o carro regularmente é essencial para manter a boa aparência da pintura porque evita o acúmulo de poeira decorrente da poluição. Outro ponto importante é que a sujeira deixada pelos pássaros pode conter substâncias prejudiciais para o veículo, por isso o ideal é não permitir que esses resíduos fiquem sobre a pintura por muito tempo.

2. Use produtos adequados para limpeza

Muitas pessoas costumam usar qualquer produto de limpeza na hora de lavar o carro. E isso é um grande erro! Itens como sabão em pó e detergente de louças podem danificar a pintura, por isso é necessário usar produtos específicos para cuidados automotivos na hora da limpeza.

3. Proteja o carro com cera

Depois de levar, é importante secar a lataria e os componentes plásticos para evitar a formação de manchas. Lembre-se de levantar o capô para secar também os dutos. Em seguida, cubra a pintura com uma camada generosa de cera automotiva, para ajudar a proteger a cor e manter o carro limpo por mais tempo. Todo esse processo deve ser feito na sombra!

4. Evite deixar o carro no sol

Os raios ultravioleta podem desgastar bastante a pintura e remover o brilho da tinta, por isso é fundamental evitar deixar o carro no sol por longos períodos. Além disso, as altas temperaturas podem causar pequenas rachaduras na pintura, que apesar de parecerem imperceptíveis podem acumular umidade e enferrujar a carroceria. 

5. Dê preferência para estacionamentos cobertos

Além de proteger o carro dos raios solares, as garagens cobertas evitam os danos causados por outras intempéries, como a chuva. Em algumas cidades, a poluição do ar reage com água suspensa na atmosfera e forma substâncias corrosivas que são despejadas com a chuva. Por isso, guardar o carro em locais cobertos é fundamental para evitar problemas com a chuva e a pintura. Se você não tem acesso a uma garagem coberta, pode apostar nas capas protetoras. 



Estética automotiva e cuidados com o carro

Com o passar do tempo, é comum a lataria do veículo sofrer alguns danos, seja pelo descuido na hora de sair da garagem ou por causa de outro carro ao parar na rua. E é aqui que entra a estética automotiva! Seja para preparar o carro para revenda ou simplesmente para manter a boa aparência, existem diferentes serviços que ajudam a manter o seu veículo como novo. 

No caso dos amassados, o martelinho de ouro é o serviço mais indicado. O ideal é não esperar muito tempo para consertar esse tipo de defeito, já que as bordas irregulares do amassado podem danificar ainda mais a pintura do veículo.

Em relação aos arranhões, a melhor forma de corrigir vai depender do tipo de dano. Se os riscos são mais superficiais, o polimento é suficiente para nivelar a superfície e remover as imperfeições. Porém, se os riscos são mais profundos, o ideal é buscar por serviços mais complexos. 

O espelhamento, por exemplo, é utilizado para remover os riscos e proteger a pintura do carro. Esse processo pode ser bastante refinado e nivela o verniz para garantir que a superfície do carro fique uniforme. O espelhamento reativa as cores da pintura original e dá mais brilho, deixando o carro com aparência de recém comprado. 

Além do espelhamento, existe a vitrificação, que serve para conservar a pintura do carro por mais tempo. Esse serviço dá mais profundidade para a cor do veículo, reativa o brilho e protege a pintura da ação do tempo e de sujeiras que podem causar danos na lataria. 

A vitrificação é ideal para carros com cores raras que são mais difíceis de reparar ou modelos que possuem acabamentos adesivos sobre a pintura. Porém, é um cuidado preventivo que pode beneficiar os mais diversos modelos de veículos. 

 

Está em busca de um seminovo mas não sabe qual modelo levar para casa? Conheça as diferentes categorias de veículos de acordo com a carroceria e saiba como escolher o carro certo para você.