Categorias

É vantajoso comprar carro seminovo no início do ano?
22 dez

É vantajoso comprar carro seminovo no início do ano?

Adquirir um carro é símbolo da independência financeira e uma grande conquista para muitos consumidores. Na hora de comprar um seminovo, muitas pessoas têm dúvida sobre a melhor época para comprar o veículo. Daí então vem a pergunta: será que vale a pena comprar um seminovo no início do ano?

Confira quais as vantagens de adquirir seu seminovo nesta época:

Promoções das concessionárias

Já ouviu falar que o ano novo brasileiro só começa depois do carnaval? Pois é, aqui no Brasil é comum que as pessoas voltem a comprar após fevereiro. Isso acontece porque, entre novembro e janeiro, há uma série de gastos com os quais os consumidores precisam lidar. Compras de Black Friday, presentes de Natal, viagens, volta às aulas, impostos sazonais, entre outras contas fazem com que os compradores se afastem um pouco do mercado em geral.

Por isso, o mercado de carros seminovos também se adapta ao momento. Como o consumidor está gastando menos dinheiro com outras compras, as lojas e as concessionárias aproveitam para fazer feirões e saldões, fazendo deste um dos melhores momentos para quem quer comprar um veículo.

Além disso, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, as concessionárias estão com o estoque que sobrou do ano anterior e precisam se preparar para receber os novos modelos. Para acelerar as vendas e incentivar a clientela a fechar o negócio, as lojas fazem queimas de estoque com excelentes ofertas.

Lançamentos

Os novos lançamentos de um modelo podem impactar bastante no preço dos carros mais antigos da linha. A desvalorização do veículo usado depende muito do sucesso do modelo, da disponibilidade de peças, da versão e do ano do modelo. Novos lançamentos podem fazer cair o preço dos automóveis mais antigos, especialmente se são novas gerações.

Condições de pagamento

Mesmo com promoções imperdíveis no mercado de carros usados, é importante conferir as condições de financiamento dos bancos e instituições de crédito. 

Muitas vezes, as taxas de juros e de serviços e as cláusulas do contrato podem não ser muito vantajosas para o consumidor. Por isso, você precisa pesquisar bastante antes de fechar o negócio, para garantir a melhor decisão de compra. 

Impostos quitados

Cada estado divulga o calendário de IPVA no mês de dezembro e o prazo de pagamento pode variar bastante. Se você quer aproveitar para comprar o seu seminovo já com o imposto quitado, confira o calendário na Secretaria da Fazenda do seu estado.

Vale destacar que uma das principais vantagens de se comprar um seminovo na loja é a garantia de toda a documentação correta, o que inclui o IPVA em dia. Quando o atual proprietário é uma pessoa física, ele não tem a obrigação de quitar o imposto antes de vender o veículo.

Carros com licenciamento vencido, multas pendentes e IPVA atrasado podem gerar muitos problemas para o comprador. Por isso, vale a pena procurar por lojas de seminovos para evitar cair em esquemas fraudulentos.

 

Viu como o início do ano pode sim ser uma época interessante para trocar de carro? Quer começar o ano com um carro seminovo na garagem? Confira os modelos disponíveis no estoque da Auto Certo e as melhores ofertas da região.

VOLTAR AO INÍCIO