Checklist obrigatório para compra de seminovo

Checklist obrigatório para compra de seminovo

A compra de um veículo é sempre um momento que gera histeria e que se não houver cuidado na escolha do seminovo, escolhas erradas podem ser feitas. Vai comprar o seu seminovo? Então tenha esse check-list em mãos!

 

Procedência:

Na hora da compra do seminovo é importante se atentar para a procedência do veículo. Verifique se o veículo possui a perícia completa, dessa forma, poderá saber mais detalhes sobre o carro como se já sofreu algum acidente e consequentemente avarias na sua lataria, e até se prevenir de adquirir um veículo que seja fruto de um furto. 

 

Consulte a documentação do veículo:

A documentação em dia do veículo é um fator muito importante na hora de adquirir o seu seminovo. Para fazer uma pesquisa completa e rápida sobre o carro, é possível entrar no site www.ipva.fazenda.sp.gov.br, e ver se, por exemplo, o IPVA está pago em dia, se existe alguma dívida ativa relacionada a ele, se possui multas, etc. 

 

Verifique o chassi:

O chassi, número de identificação individual do veículo deve estar presente em vários pontos do carro. Não se esqueça de verificar nos seguintes locais: vidros, caso sejam originais você encontrará parte do número do chassi e a marca do veículo; etiquetas de fábrica, tendo 1 no capô, na frente e na carroceria. Além disso, é importante conferir se os selos do veículo estão presentes e possuem os mesmos números do chassi. Fique atento: o local de gravação do chassi varia de modelo para modelo. 

 

Itens que desgastam:

1- Pneus: verifique se os pneus estão gastos de forma irregular, esse tipo de fator pode indicar algum problema na suspensão e no alinhamento do carro;

2- Embreagem: Verifique se a embreagem do veículo está dura ou pesada. Caso esteja, é hora de trocar, mas, tenha muita atenção: caso a quilometragem do veículo seja menor e ele apresentar esses sintomas, há a possibilidade de a quilometragem do carro ter sido adulterada;

3- Pedais: e atente para o desgaste dos pedais, eles também podem ser um indicador, dependendo do seu estado, de adulteração de quilometragem;

4- Lataria: por fim, se atente para detalhes na lataria. O seu desgaste também pode indicar adulterações na quilometragem ou possíveis acidentes que possam ter ocorrido com o carro.

 

Sempre consulte o seu mecânico:

Em caso de dúvidas sobre os itens acima, peça orientação a um mecânico que seja da sua confiança antes de tomar qualquer decisão.

 

Não se esqueça do certificado de garantia:

Toda revenda de veículo deve possuir contrato de compra e venda e certificado de garantia, onde são detalhados os seus direitos do pós-compra por cerca de três meses. Se atente para isso!