5 vantagens de comprar um carro à vista

5 vantagens de comprar um carro à vista

Conquistar o carro próprio é certamente um momento de muita felicidade, especialmente por ser um bem de alto valor agregado que é grande sonho de muitos consumidores. A compra de um carro envolve muita pesquisa e planejamento.  São muitos modelos, características, equipamentos, formas de pagamento e gastos a mais que devem ser considerados antes de tomar uma decisão.

Nesse sentido, a compra à vista atrai cada vez mais consumidores do mercado automotivo. Essa modalidade de pagamento pode ser muito vantajosa para quem tem um dinheiro guardado e quer escapar das taxas e da burocracia do parcelamento. 

Selecionamos as principais vantagens da compra de carro à vista para ajudar você a entender se esta é a melhor opção para você adquirir seu veículo. Confira a seguir:

 

5 vantagens de comprar um carro à vista

1. Sem comprometimento com uma dívida de longo prazo

Uma das melhores vantagens de escolher comprar um carro com dinheiro é que você não terá que se comprometer com uma dívida de longo prazo. Isto lhe permitirá estar no controle de seu dinheiro e não se sentir pressionado a comprar mais do que o que você precisa. Comprar um carro com dinheiro é uma excelente opção para aqueles que estão tentando economizar dinheiro e não querem nenhum pagamento mensal. Além disso, é a melhor opção de pagamento se você já tem algum financiamento em curso, como de imóveis e outros veículos. 

2. Desconto sobre o valor total do veículo

A compra à vista é ainda mais vantajosa por causa do desconto que você pode obter ao comprar um carro. O valor deste desconto dependerá se o vendedor aceita ou não um adiantamento ou não. Quanto maior for o adiantamento, menor será o preço final do veículo. Em geral, o adiantamento pedido é em torno de 10%. Nesse caso, você reduzirá seu valor total em 10%. Isto significa que se o veículo custar $20.000, por exemplo, seu preço de compra será reduzido para $18.000. 

Nas modalidades de compra parcelada, os juros, as taxas de serviço e os impostos podem encarecer bastante o valor final do seu veículo. Por isso, pagar à vista permite economizar bastante!

3. Melhoria da reputação de crédito

Uma das vantagens mais importantes de comprar um carro em dinheiro é que ele pode afetar positivamente seu histórico de crédito. Desta forma, será mais fácil fazer outras compras ou contratar um empréstimo no futuro. Isto porque quando você compra um carro com dinheiro, você não é obrigado a pagar parcelas ao longo do tempo e você evita as taxas de juros. 

Um histórico de crédito negativo pode afetar suas chances de obter aprovação para um empréstimo automotivo ou até mesmo de conseguir um emprego. Portanto, pagar em dinheiro por seu veículo é uma forma de melhorar sua reputação de crédito.

4. Liberação imediata do carro

Uma das principais vantagens de comprar um carro à vista é que o carro será liberado imediatamente. Isto significa que você não terá que esperar meses antes de obter seu veículo. Com este método de pagamento, o novo proprietário pode tomar posse do automóvel assim que pagar o preço total. Esta é uma vantagem que é bastante atraente para aqueles que precisam de um determinado tipo de veículo com urgência ou estão com pressa para economizar dinheiro em taxas de juros e parcelas mensais.

A liberação imediata do veículo é um benefício que faz a compra à vista triunfar especialmente sobre o consórcio, modalidade de pagamento em que os consorciados podem quitar parcelas durante muitos meses antes de receber o carro em mãos.

Comprou um carro, mas não tem uma garagem? Descubra os cuidados necessários para preservar seu carro que fica estacionado na rua.

 

Leilão de carros pede pagamento à vista

O leilão de carros é uma possibilidade de negócio que gera muitas polêmicas no mundo automotivo. Isso porque os veículos costumam ser vendidos de 30% a 50% do preço da tabela FIPE. Porém, nem tudo são flores, e os leilões de carro podem apresentar veículos danificados que trazem prejuízo a longo prazo. 

Os carros que vão a leilão possuem quatro origens: recuperação financeira, recuperação de seguradora, frotas de empresas e acidentes de transportadora. Os carros não têm garantia e é preciso ficar atento para não cair em esquemas fraudulentos.

Uma das principais características do leilão é a compra à vista. Os carros são liberados imediatamente mediante a apresentação do dinheiro e não podem ser quitados em modalidades de pagamento parcelado. 

Quer saber mais sobre leilão de carros? Descubra se vale a pena ou é furada.

 

Atenção: não esgote sua reserva de emergência para comprar um carro à vista

Na hora de juntar dinheiro para comprar um carro muitas pessoas  pensam apenas no valor total de aquisição do veículo e se esquecem da reserva de emergência. Mas a verdade é que o pagamento do veículo jamais deve esgotar o dinheiro que você tem guardado.  

Imprevistos acontecem com mais frequência do que a gente pensa, e manter uma reserva de emergência pode salvar você de imprevistos financeiros a curto, médio e longo prazo.  De maneira geral, é recomendado que a reserva de emergência seja suficiente para cobrir o seu curso de vida total por no mínimo seis meses.  Assim, se tiver alguma despesa médica, perder o emprego, danificar o carro ou passar por algum outro problema, você tem como resolver. 

Se você não tem dinheiro suficiente para comprar o veículo à vista e ainda manter uma reserva de emergência, a melhor opção é dar uma entrada generosa e parcelar o restante do valor. Dessa forma, você pode comprar seu veículo sem se enrolar financeiramente. 

 

Ainda está na dúvida sobre qual a melhor forma de pagamento para você? Baixe grátis a nossa calculadora de planejamento financeiro e veja como se preparar para comprar um carro em cada modalidade.