8 itens que podem salvar você do aperto na estrada

8 itens que podem salvar você do aperto na estrada

Uma viagem de carro é uma excelente forma de descobrir novas experiências, novas pessoas e novos lugares. Para poder aproveitar tudo ao máximo e não deixar situações inesperadas atrapalharem o seu percurso, é importante se preparar. 

Neste artigo, você vai descobrir quais itens podem ajudar você a evitar os apertos com seu carro na viagem.

 

8 itens que ajudam a evitar os perrengues na estrada

1. Kit primeiros socorros

O kit de primeiros socorros é, possivelmente, o item mais importante desta lista. Você pode sofrer algum machucado no caminho ou encontrar alguém que precisa de ajuda na estrada, por isso é bom se prevenir. Os itens básicos são tesoura, pinça, gaze, bandagens, algodão, luvas, esparadrapo, álcool etílico e soro fisiológico. Você também pode levar remédios analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. Lembre-se de que todos devem estar dentro da data de validade!

2. Lanterna

Com as lanternas já embutidas nos smartphones, a lanterna tradicional pode parecer um item extremamente ultrapassado. Porém, nem sempre o celular é suficiente para iluminar o que você precisa em uma emergência, especialmente se o aparelho estiver com a bateria fraca. Por isso, é interessante deixar uma lanterna com boas baterias no porta luvas do seu carro. Seja para trocar um pneu, desatolar o carro ou dar uma olhada no capô, a lanterna pode facilitar muito a sua vida. 

3. Álcool em gel

O álcool em gel se tornou um artigo muito presente no dia a dia dos brasileiros nos últimos anos. E de fato é um item que deve sempre ser deixado no carro. Seja para limpar as mãos ou higienizar alguma superfície, é bom sempre deixar um vidrinho no porta-luvas ou nos compartimentos da porta. 

4. Caixa de ferramentas

A caixa de ferramentas pode parecer um item desnecessário, afinal são poucas as pessoas que conseguirão identificar e consertar um problema no carro durante a viagem. Mas a verdade é que um kit básico pode ajudar você a reparar pequenos problemas para evitar prolongar os danos. Os itens essenciais são: luvas de manutenção, fita isolante, alicates e supercola. Além disso, há também as chaves inglesas, de fenda, Philips e de roda.

5. Prancha de desatolagem

Quem se aventura no off road certamente já conhece a importância da prancha de desatolagem. Mesmo com tração 4x4, existem situações de que nem mesmo os carros mais equipados conseguem sair com facilidade. A prancha é feita especificamente para desatolar o carro até mesmo nos terrenos mais desafiadores, por isso é essencial manter o item no carro na hora de pegar a estrada.

Conheça os melhores modelos para estrada de chão

6. Mapa de papel

Assim como a lanterna, o mapa já é uma tecnologia que temos na palma da mão com os smartphones. Porém, em locais onde não há sinal de internet ou em momentos de pouca bateria, ter um mapa de papel pode ajudar você a encontrar o seu caminho com facilidade. Você pode imprimir um mapa da internet ou pegar um mapa físico direto na sua hospedagem ou nas atrações turísticas da cidade que você está visitando.

7. Spray reparador de pneu

Trocar um pneu é algo que todo motorista deve aprender a fazer antes de adquirir seu primeiro carro. Porém, existem momentos em que parar o carro para substituir o pneu danificado não é uma opção. Assim, um spray reparador pode ajudar você a conduzir o veículo por mais alguns quilômetros até poder parar para consertar o problema. Esse tipo de produto corrige os defeitos mais superficiais para deixar a troca do pneu para um momento mais seguro, por isso é um item essencial para deixar no porta-malas. Certifique-se de que o spray está dentro do prazo de validade. 

8. Água mineral

Muitas pessoas acabam se esquecendo da água mineral antes de colocar o pé na estrada. Mas a verdade é que além de matar a sede, a água ainda pode ser utilizada para lavar as mãos na viagem quando não há paradas com banheiro por perto. Vale lembrar que esse item não serve apenas para a estrada. Nos dias em que o engarrafamento está mais demorado que o normal, ter água para beber no carro pode oferecer uma espera muito mais confortável. Por isso, não deixe de repor as garrafinhas!

 

Antes de pegar a estrada, é importante garantir que o seu carro esteja em boas condições. Entenda porque a revisão é tão importante para prevenir acidentes de carro.