Categorias

O que você deve saber antes de ter o seu primeiro carro
11 mai

O que você deve saber antes de ter o seu primeiro carro

Ter o carro próprio é o sonho de todo jovem que quer ter mais liberdade. Mas o que muitas pessoas esquecem é que é uma grande responsabilidade. Além dos cuidados para fazer uma boa compra, também é importante conhecer algumas técnicas e práticas de segurança para não passar aperto na estrada. 

Por isso, vamos ajudar você com as principais coisas que você deve aprender antes de comprar o seu primeiro carro. 

 

Domine esses 4 conhecimentos antes de ter um carro

Será que você está preparado para ter um carro? Separamos quatro dicas para você saber como conservar o seu veículo por mais tempo e evitar qualquer perrengue na estrada.

 

1. Trocar e calibrar um pneu

Cedo ou tarde, todo mundo fura um pneu. E saber o que fazer quando isso acontece pode fazer toda a diferença no seu dia. Não se preocupe, é mais fácil do que parece!

Primeiro, desligue o carro e retire a calota. Depois, encaixe o macaco na posição indicada pelo manual do carro, afrouxe as porcas do pneu, acione o macaco para levantar o carro e solte o resto dos parafusos. Substitua o pneu furado pelo estepe, encaixe os parafusos, abaixe o macaco e termine de apertar os parafusos.

Também é importante saber calibrar os pneus. Pneus muito cheios ou muito vazios podem atrapalhar a condução do veículo e ainda aumentar o consumo de combustível. A calibragem ideal para cada carro está descrita no manual do usuário. Você pode encontrar um medidor de ar em praticamente qualquer posto de gasolina próximo a você.

 

2. Checar fluidos

Além de lubrificar e limpar as peças da mecânica, os fluidos são reguladores térmicos do carro e ainda auxiliam na transmissão de esforço dos pedais para as rodas. Por isso, andar com fluidos dentro da validade e no nível correto é muito importante.

O manual do usuário possui todas as especificações para você checar os níveis de fluido do seu carro. Basicamente, você deve se preocupar com o fluido de freio, o óleo de câmbio, o óleo do motor, o fluido de arrefecimento e o fluido de direção hidráulica, se o seu carro tiver essa tecnologia.

 

3. Recarregar a bateria

Outra coisa que acontece com todo mundo é esgotar a bateria. Por isso, é fundamental ter os cabos adequados e saber o que fazer nessa situação. Assim como trocar o pneu, recarregar a bateria é mais simples do que parece, mas precisa ser feito com o devido cuidado.

Desligue os dois carros e conecte um grampo vermelho no terminal positivo da bateria descarregada. Depois, conecte o outro grampo vermelho no terminal positivo da bateria e um preto no terminal negativo da bateria carregada. Por fim, conecte o outro grampo preto em uma superfície metálica sem pintura no carro que precisa de bateria. Ligue o carro e rode por pelo menos meia hora para recarregar totalmente a bateria.

 

4. Entender os sinais do carro

Entender os sinais de defeito do seu carro é muito importante tanto para identificar possíveis problemas, quanto para poder descrever esses problemas para o mecânico. Consertar defeitos assim que aparecem é uma forma de reduzir os seus custos com manutenção e ainda evitar acidentes.

Trepidação no volante pode ser sinal de rodas desbalanceadas, problemas na suspensão ou discos de freio muito gastos. Ruídos no motor já os barulhos contínuos vindos do motor podem indicar a perda de tensão da correia dentada. E se você ouvir um assobio agudo, pode ser falta de óleo na caixa da direção.

 

3 dicas para comprar o seu primeiro carro

Agora que você já sabe o básico sobre carros, confira três dicas importantes para fazer a sua primeira compra.

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo antes de comprar um carro é fazer um planejamento financeiro. Dessa forma, você consegue identificar a melhor forma de pagamento e se preparar para os próximos gastos. 

Em caso de financiamento, o indicado é dar uma entrada de no mínimo 30% do valor total do veículo e que as parcelas não comprometam mais que 30% da sua renda mensal. Mas se você prefere comprar à vista, certifique-se de manter uma reserva de emergência. Imprevistos acontecem!

Considere todos os custos da compra, mas não se esqueça das despesas do dia a dia. Afinal, ter um carro significa gastar também com manutenção, abastecimento e seguro.

2. Liste suas necessidades

Depois de realizar o planejamento financeiro, é hora de listar as suas necessidades com o veículo. Pense bem nas suas demandas do dia a dia antes de pesquisar por modelos de carro. 

Você vai buscar as crianças na escola? Ou você vai viajar bastante? Sua cidade tem muitos morros? Seu bairro sofre com asfalto danificado? As suas respostas têm impacto direto na escolha do veículo ideal para você.

3. Faça o test drive

O test drive permite sentir a direção na prática e identificar possíveis defeitos na mecânica do veículo. É a única forma de você conhecer as funcionalidades do carro e analisar as características que combinam com você. 

Portanto, não deixe de fazer um test drive antes de comprar o seu primeiro carro. Analise se você gosta da posição para dirigir, se os bancos são confortáveis e se o tipo de cambio lhe agrada.

Está em busca do carro ideal? Confira o nosso estoque de seminovos e descubra o que a Auto Certo pode fazer por você!

VOLTAR AO INÍCIO