Leilão de carros: vale a pena ou é furada?

Leilão de carros: vale a pena ou é furada?

Quem está no mercado em busca de um carro encontra diversas oportunidades de negócio. Uma das possibilidades mais populares é o leilão, evento no qual é possível adquirir veículos por até metade do valor dos outros tipos de negociação. Porém, para fazer uma boa compra, é necessário conhecer bem as suas opções e quais são as vantagens e desvantagens. 

A principal dúvida é quanto a segurança dos leilões de carros. Dependendo do tipo de evento, o comprador pode sair no lucro ou no prejuízo. Por isso, vamos falar sobre como funcionam os leilões e o que você pode fazer para evitar cair em furada. 

 

Como funcionam os leilões de carro

Existem diferentes tipos de leilão de acordo com a origem dos carros. Alguns são mais seguros que outros, por isso é essencial conhecer cada tipo antes de começar a dar o lance. 

Recuperação financeira

Os leilões de recuperação financeira têm carros apreendidos por instituições financeiras, como bancos e financiadoras, e entidades estatais, como o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e a Polícia Federal. Normalmente, os veículos são recuperados por inadimplência de pagamento por parte do proprietário. 

Recuperação de seguradora

Este é o tipo de pregão mais perigoso! Os carros leiloados já passaram por algum sinistro ou foram recuperados de roubo e furto e geralmente apresentam algum defeito. Alguns veículos já sofreram grandes acidentes e foram declarados como totalmente perdidos pela seguradora, mas são vendidos em leilão por empresas maliciosas. 

Frotas de empresa

Os leilões de frota de empresa são a opção menos arriscada para quem quer levar um carro mais completo pagando menos. Esse tipo de oferta acontece quando as montadoras e concessionárias precisam queimar o estoque rapidamente para receber novos lançamentos, por isso acabam abaixando o preço no leilão. No entanto, é preciso tomar cuidado porque os carros vendidos costumam ficar no pátio por muito tempo e podem ter danos pela ação das condições climáticas.

Acidentes durante o transporte

Durante o transporte das fábricas e montadoras, é bastante comum que carros 0km sofram acidentes. Os danos podem variar de arranhões superficiais até peças quebradas, o que impossibilita a venda dos veículos como novos nas lojas. Para reduzir o prejuízo, as concessionárias colocam esses veículos à venda no pregão com preços significativamente mais baixos. 

 

Como fazer uma compra segura no leilão de carros

Confira três dicas essenciais para você comprar um veículo com segurança no leilão. 

1. Leia o anúncio com atenção

Os primeiros passos para fazer uma compra com segurança são ler o edital para entender as regras do leilão e ficar atento a todas as informações do veículo. É importante conhecer a origem do carro, o estado de conservação, se há multas e impostos em atraso e de quem é a responsabilidade de pagamentos e taxas.

2. Pesquise o valor dos modelos no mercado

Muito cuidado ao se empolgar com o preço dos carros! Quando a oferta é muito abaixo do valor de mercado, muito provavelmente o veículo apresenta grandes problemas, como defeitos no funcionamento, multas e impostos atrasados. Por isso, é importante pesquisar o valor do modelo no mercado antes de dar o lance. 

3. Planeje o lance com atenção

O grande erro que a maioria das pessoas comete no leilão de carro é não planejar o lance da maneira correta. Além dos custos da compra e das taxas do pregão, considere também a manutenção do veículo, o consumo, o seguro e a desvalorização. Muitas vezes, o desconto no leilão não compensa essas outras despesas do dia a dia

 

Vantagens e desvantagens do leilão de carros

A maior vantagem dos carros de leilão certamente é o preço. Os veículos que entram no pregão costumam ser vendidos entre 30% e 50% do preço da tabela FIPE. Além disso, existe uma grande variedade de modelos oferecidos, dos mais populares até o alto luxo.

Porém, é difícil ter certeza da origem do veículo e não é possível fazer um test drive antes de arrematar. Mais uma grande desvantagem é a falta de garantia. Como as compras são feitas apenas com uma avaliação visual, e não existe a possibilidade de trocas ou devoluções no caso do veículo apresentar defeitos.

Outro ponto importante a ser considerado é que, por conta da falta de informação sobre o histórico, os carros adquiridos em leilão acabam desvalorizando muito mais na hora da revenda. Isso acontece porque os consumidores preferem fazer uma compra com garantia, mesmo pagando um pouco a mais no veículo.

A forma mais segura de adquirir um seminovo ou usado é comprando diretamente de uma empresa especializada. Dessa forma, você tem certeza da procedência do carro, consegue toda a documentação e ainda tem garantia do bom estado de funcionamento. Além disso, você também conta com vendedores treinados para ajuda você a escolher o modelo que mais se encaixa no seu estilo de vida. 

 

Quer comprar um carro seminovo com segurança? Confira o estoque de veículos da AutoCerto e encontre o modelo ideal para você.