Categorias

3 motivos para fazer o test drive antes de fechar negócio
5 nov

3 motivos para fazer o test drive antes de fechar negócio

O test drive é um teste de direção que serve para experimentar um veículo antes de comprar. É uma etapa extremamente importante para escolher o modelo de veículo que mais se adequa às suas necessidades, seja novo ou seminovo. O test drive é um importante direito do consumidor porque oferece mais segurança para sua aquisição. 

Neste artigo, você vai descobrir três motivos para não deixar de fazer o test drive antes de fechar negócio na compra de um veículo. 

 

3 motivos para fazer o test drive antes de comprar um carro

1. Conhecer as funcionalidades e os equipamentos

Qualquer compra de alto valor agregado exige bastante pesquisa antes de fechar negócio. Quando se trata do mercado automotivo, é bastante comum que compradores estudem as características de diversos modelos para encontrar o que mais serve às suas necessidades.

Porém, apenas saber quais são as funcionalidades e os equipamentos de um carro não é suficiente. É preciso conhece-los pessoalmente para ver se são do seu agrado. O sistema start-stop, por exemplo, deixa alguns motoristas desconfortáveis com a sensação atraso na hora de arrancar o carro no sinal. por isso, não deixe de dar uma conferida na prática!

2. Avaliar o conforto e a posição para dirigir

Por mais que um modelo seja muito bem avaliado no mercado, pode não ser a melhor opção para todo mundo. Afinal, conforto é uma opinião extremamente pessoal, e o que funciona para você nem sempre vai funcionar para outra pessoa e vice-versa. 

Por isso, é essencial fazer o test drive para avaliar se os bancos são confortáveis e se a posição para dirigir é boa para você. Você provavelmente vai passar boas horas da sua vida dentro do carro, então é importante fazer uma boa escolha de modelo.

3. Analisar os detalhes do veículo

Por fim, o test drive permite analisar detalhes do veículo que não aparecem nas fotos. Os detalhes podem indicar muitas coisas sobre o veículo, como o estado de conservação, o histórico das peças e a facilidade para limpeza no dia a dia. 

Observe com atenção se a pintura possui algum sinal de retoque, se todas as pecinhas internas estão inteiras, se o motor está em bom estado e se existem manchas no carpete e nos estofados. 

 

O que avaliar no test drive?

Para fazer um test drive de qualidade é importante avaliar os pontos certos. Descubra a seguir no que você deve prestar atenção na hora de testar a direção do veículo. 

1. Equipamentos de segurança

Comprar um veículo com equipamentos de segurança em mau estado é muito perigoso! Durante o test drive, dê uma boa olhada nos airbags, nos cintos de segurança e nas travas. Aproveite para perguntar para o vendedor sobre outras funcionalidades de segurança e procure verificar sobre a instalação das cadeirinhas no banco de trás.

Saiba mais sobre como cuidar dos equipamentos de segurança do seu carro.

2. Bancos

Muitos compradores tendem a avaliar apenas o banco do motorista no test drive. E isso é um grande erro! Se você pretende viajar com a família, dar carona para os amigos ou mesmo dar uma volta com aquela pessoa especial é preciso que os bancos estejam em bom estado. Veja se a espuma ainda conserva a sua forma, se o encosto de cabeça é confortável, se o estofado é fácil de limpar e se as costuras estão intactas. 

Quer um carro para viajar com a família?

3. Espaço interno 

Muitos veículos têm a fama de serem compactos por fora e espaçosos por dentro. Mas você sabia que o contrário também é verdade? Muitos carros grandes acabam deixando pouco espaço para os ocupantes, o que é bem desconfortável. Analise o espaço para as pernas tanto na parte da frente quanto na parte de trás e observe se o porta malas tem espaço suficiente para suas necessidades. Isso pode fazer toda a diferença na sua compra! 

4. Volante

O volante deve ser fácil de controlar e de manobrar independente da velocidade. Por isso, preste bastante atenção com o desempenho do volante. Não devem haver dificuldade no giro nem tremores durante a aceleração. Além disso, analise se a profundidade e a altura são adequadas para você dirigir. 

5. Acabamento

Essa dica é fundamental para quem vai comprar um carro usado. Desgastes, riscos, manchas e outros tipos de dano podem indicar o nível de cuidado do proprietário com o veículo ao longo do tempo de uso. Observe o revestimento, os plásticos, os tecidos e a pintura nos mínimos detalhes. 

 

Está pensando em trocar de carro? Saiba como identificar o melhor momento para adquirir um novo veículo. 

 

VOLTAR AO INÍCIO