Qual o momento certo para trocar de carro?

Qual o momento certo para trocar de carro?

Ter um carro tem grande impacto nos nossos hábitos e no nosso orçamento. Por isso, qualquer decisão a respeito de compra e venda deve ser bem planejada. Afinal, ninguém quer perder dinheiro na negociação!

Se você está pensando em trocar o seu automóvel por um modelo novo, está no lugar certo. Pensando no seu conforto e segurança, criamos uma lista com os pontos mais importantes que você deve considerar para identificar o melhor momento para trocar de carro.

 

8 indícios de que chegou a hora de substituir seu veículo

1. Mudança no estilo de vida

O indício mais importante de que chegou a hora de trocar de veículo é a mudança no estilo de vida. Com o surgimento de novas necessidades, é importante substituir o modelo por outro que lhe atenda melhor.

Por exemplo, se você se mudou para um prédio sem garagem no centro da cidade, talvez seja melhor trocar o sedã por um hatch mais compacto para poder estacionar na rua sem problemas. Por outro lado, se você está esperando um filho, é mais interessante adquirir um carro com mais de espaço para a cadeirinha. 

2. Condição do veículo

Outro fator importante para a troca é a condição do veículo. Se as suas visitas à oficina são frequentes ou se você está gastando mais do que deveria para manter seu veículo nas ruas, é melhor substituir o veículo. Lembre-se de que, quanto mais você esperar, mais dinheiro vai perder!

É importante destacar que, para ser vendido, o automóvel deve estar em boas condições de funcionamento para não prejudicar o comprador. Se o seu veículo já não tem mais jeito, o melhor é repassa-lo para uma oficina ou ferro-velho. 

Saiba como preparar seu carro para revenda.

3. Quilômetros rodados

A regra é clara: quando mais um veículo tiver rodado, maior a taxa de desvalorização e mais difícil será a revenda. Por isso, a quilometragem é um dos fatores mais importantes para considerar na hora de trocar de carro. O ideal é já considerar a substituição do modelo na marca dos 100.000km rodados para não perder muito dinheiro. 

4. Desvalorização

Os carros perdem em média 30% do valor nos primeiros dois anos de uso. Além disso, fatores como quilometragem, equipamentos, estado do veículo e novos lançamentos podem afetar o valor da revenda. 

Desse modo, é importante ficar de olho nos preços do mercado para poder antecipar e reduzir ao máximo a perda de valor na hora de revender o seu veículo. 

A desvalorização é o fator mais avaliado pelos consumidores na hora de adquirir um Peugeot ou um Citroën. Descubra se vale a pena ter um carro dessas duas marcas. 

5. Fim da garantia de fábrica

Grande parte dos consumidores preferem realizar a troca do veículo logo antes ou logo depois do fim da garantia de fábrica. Isso acontece porque, após o período coberto pela garantia, as revisões ficam consideravelmente mais caras para o proprietário. 

Outro ponto importante é que a desvalorização é maior depois do término. Assim, se você pretende trocar de veículo, não deixe de acompanhar as datas para analisar o que vale mais a pena. 

6. Época favorável para compra e venda

Alguns momentos do ano são melhores para comprar ou vender o seu carro. Impostos sazonais, datas comerciais importantes e feirões são ótimos indicativos da melhor época para realizar a troca.

Vale lembrar que nem sempre o melhor momento para vender coincide com o melhor momento para comprar. Por isso, se você quer aproveitar os melhores preços e pode se dar ao luxo de ficar sem carro por algum tempo, é interessante esperar um pouco antes de investir na compra de um seminovo. 

Leia também: será que vale a pena comprar carro no início do ano?

7. Aborrecimento com a marca

Não tem como lidar com mau atendimento, alta desvalorização e problemas mecânicos frequentes sem aborrecer, não é mesmo? Por isso, o nível de satisfação com a marca do seu carro é um fator importantíssimo para a troca.

Faça o test drive com modelos de diferentes marcas e aproveite a diversidade do mercado para escolher um modelo que se encaixe bem nas suas necessidades e nos seus gostos. 

8. Condições de pagamento

Existem diferentes formas de pagamento para adquirir um carro, e antes de fechar negócio é importante saber se você tem condições de arcar com as despesas. Por isso, a sua situação financeira é o sinal mais importante do momento ideal para trocar de carro.

Por exemplo, se você possui dinheiro suficiente para pagar à vista, mas não para manter uma reserva de emergência após a compra, é melhor esperar mais um pouco para juntar o dinheiro. 

 

Vai comprar um seminovo? Entenda como funcionam as principais formas de pagamento e saiba como escolher a melhor opção para você.