A altitude interfere no desempenho do carro?

A altitude interfere no desempenho do carro?

Fim de ano é época de dar aquela descansada do trabalho, passar um tempo com a família e quem sabe até curtir uma viagem de carro. Se você já viajou para cidades muito altas e para regiões no nível do mar, então provavelmente já notou uma diferença no funcionamento do veículo. 

O que muitas pessoas não sabem é que a altitude pode interferir no desempenho do carro, especificamente no consumo e na potência do motor. Bateu a curiosidade? Então continue a leitura!

 

Como a altitude afeta o funcionamento do carro

Por que é que o carro parece ter um desempenho melhor na praia do que na serra? Para explicar como a altitude afeta o funcionamento do carro, precisamos relembrar algumas coisas que aprendemos na época da escola. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica. Isso significa que há menos oxigênio por volume na atmosfera, e o ar fica rarefeito.

Essa diferença de pressão afeta o corpo humano. Muitas pessoas sentem maior dificuldade para respirar em grandes altitudes. Outras, já sentem muita dor nos ouvidos por conta da alta pressão em cidades no nível do mar. 

O ar rarefeito diminui o desempenho do carro porque o motor passa a receber menos oxigênio e menos combustível para queimar no interior dos cilindros. Como resultado, a potência diminui e o consumo aumenta. 

Por outro lado, quando a pressão atmosférica é mais alta, há mais oxigênio para entrar no motor, o que favorece a queima de combustível e oferece mais potência para o veículo. 

Por isso, o carro acaba tendo um desempenho muito melhor na praia do que na serra. Estima-se que há uma perda média de 1% de potência a cada 100m de altitude. 

Atualmente, as tecnologias presentes no mercado são capazes de compensar essa perda de potência. Um bom exemplo é a injeção eletrônica, que monitora a pressão atmosférica e realiza as correções necessárias automaticamente. Além disso, o motor turbo também tem uma perda efetiva menor, já que comprime o ar admitido na câmara de combustão, compensando a baixa pressão atmosférica. 

 

5 dicas para viajar de carro nas férias

Seja para a serra ou para a praia, o ideal é viajar sem dor de cabeça. Selecionamos cinco dicas para você viajar de carro nas férias. Confira a seguir.

1. Planeje seus gastos

O primeiro passo de qualquer viagem é o planejamento. Antecipar as despesas e organizar as finanças é essencial para fazer uma viagem tranquila. O ideal é jogar tudo no papel, desde a revisão do carro até os gastos com alimentação e hospedagem. 

Para ajudar você com esse planejamento, montamos uma planilha completa. Baixe grátis.

2. Faça a revisão no veículo

A revisão deve ser feita a cada 10.000km rodados ou a cada seis meses, dependendo do qual vier primeiro. Isso é importante para garantir que o seu veículo tenha o máximo de desempenho sem desperdiçar combustível e ainda previne acidentes na estrada. Os itens mais importantes são os fluidos do carro, os componentes do sistema de freios e a suspensão. Não se esqueça de conferir o estado dos pneus e dê aquela boa calibrada na hora de abastecer.

Saiba mais sobre como a revisão previne acidentes de carro.

3. Fique de olho na previsão do tempo

A previsão do tempo é um dos fatores mais importantes para qualquer viagem! Seja viajando para a serra ou para a praia, ficar de olho no clima é fundamental para poder escolher as melhores datas para viajar, levar as roupas certas na mala e ainda se preparar para possíveis problemas na estrada. Vai chover? Cuidado redobrado na direção!

4. Prepare lanches e bebidas para a viagem

Nenhuma viagem de carro é completa sem lanchinhos e guloseimas para aproveitar na viagem, certo? Então não deixe de preparar as comidinhas e bebidas para levar no carro. Se vai dirigir por muito tempo, aproveite as paradas para tomar um cafezinho e adquirir produtos artesanais locais. 

5. Faça paradas para aproveitar a paisagem

Independente do destino, uma das melhores partes da viagem é curtir as belas paisagens pelo caminho. Por isso, o ideal é viajar com calma e fazer paradas para poder tirar fotos e apreciar a vista. As paradas pelo caminho servem para esticar o corpo e dar uma descansada na visão, especialmente se você vai dirigir por muito tempo. 

Vai viajar nas férias? Descubra jogos divertidos para entreter as crianças na estrada e tornar a viagem menos entediante para os pequenos.