Categorias

5 jogos divertidos para entreter as crianças na estrada
18 out

5 jogos divertidos para entreter as crianças na estrada

Viajar de carro por muitas horas com crianças pode ser um grande desafio. Não só pelo desconforto dos assentos e cadeirinhas especiais, mas também pela falta de entretenimento, os pequenos acabam se entediando com facilidade. Por isso, selecionamos cinco brincadeiras para tornar a viagem de carro mais confortável para suas crianças.

 

5 brincadeiras para entreter as crianças durante a viagem

1. Qual é a música?

Esta brincadeira tem muitas variações espalhadas pelo Brasil. Na versão mais popular, um jogador fala uma palavra qualquer, e os outros precisam cantar uma música que tenha esta palavra na letra. Quem não conseguir, sai da rodada e a brincadeira continua até chegar a um vencedor. 

Em outra versão, um jogador cantarola ou assovia o ritmo de uma música, e os outros participantes precisam adivinhar qual é o nome. Quem acertar escolhe a próxima música, e assim por diante.

Você tem uma família grande? Saiba qual carro escolher para viajar nas férias. 

2. Eu vejo com meu olhinho

Este jogo é ideal para crianças pequenas observarem a estrada e os carros próximos. Um jogador avista algo pela janela e, sem dizer o que é, dá dicas para que os outros jogadores adivinhem. Pode ser algo da paisagem ou até mesmo detalhes em outros carros. O interessante é pegar algo que não seja muito óbvio para que os jogadores precisem procurar pelo item.

3. Fui à feira

Fui à feira, fui à lua, minha tia foi no Japão... Esta brincadeira tem muitos nomes diferentes, dependendo da região do Brasil. Um jogador começa dizendo que foi à feira e comprou alguma coisa. Os jogadores seguintes devem falar o mesmo e acrescentar mais um item. O desafio é conseguir se lembrar de todos os itens na ordem certa. Parece simples, mas é bastante divertido!

Por exemplo: “fui à feira e comprei um relógio”. O outro jogador continua: “fui na feira e comprei um relógio e um violão”. O próximo segue com “fui na feira e comprei um relógio, um violão e uma bola”. E assim por diante até alguém se esquecer de falar algum item ou errar a ordem.

4. Era uma vez

Esta brincadeira é para quem gosta de colocar a criatividade em jogo! Um jogador começa a contar uma história com apenas cinco palavras, e os outros devem dar sequência aos acontecimentos usando também apenas cinco palavras. O resultado é uma história meio sem sentido, mas extremamente divertida!

Por exemplo, o jogador começa dizendo “era uma vez uma menina” e os outros seguem contando “que gostava muito de livros” e assim por diante até conseguir terminar a história.

Descubra 8 itens que podem salvar você do aperto na estrada. 

5. Segue a letra

Esse jogo é bastante fácil de aprender, mas exige raciocínio rápido! Os jogadores escolhem uma categoria e sorteiam uma letra do alfabeto. Então um jogador começa dizendo uma palavra dentro daquela categoria que começa com a letra sorteada. Os outros jogadores seguem fazendo o mesmo. Não vale repetir palavras, nem sair da categoria. 

Por exemplo, se a categoria é o reino animal e a letra sorteada é M, o primeiro jogador começa com macaco, e os outros seguem com minhoca, mariposa, mamute, mosquito, até ninguém conseguir se lembrar de mais bichos. 

 

Dicas para uma viagem tranquila com as crianças

1. Prepare lanches e guloseimas

Com crianças ou sem crianças, os lanchinhos e as guloseimas não podem faltar na viagem de carro, especialmente quando o percurso é longo. Além de ajudar a controlar a ansiedade, alguns alimentos ainda melhoram a sensação de enjoo causado pelas longas horas no carro em movimento. 

2. Faça paradas regularmente

Na hora de viajar de carro, muitas pessoas preferem evitar as paradas para chegar mais rápido ao destino. Porém, quando viajamos com crianças, essa já não é uma opção viável. O ideal é fazer paradas a cada duas horas de viagem para esticar as pernas e ir ao banheiro. 

3. Leve travesseiros e cobertas

A grande vantagem das viagens de carro é poder levar o que quiser para tornar o percurso mais confortável. Para as crianças, travesseiros e cobertas tornam o ambiente mais propício para dar aquela boa dormidinha no caminho. Além disso, esses itens ainda ajudam os pequenos a lidar com o ar condicionado e os cintos de segurança, que podem ser bastante desconfortáveis em longas viagens. 

4. Leve o veículo na revisão

 

Antes de viajar, é importante fazer uma visita à oficina para verificar se a mecânica do carro está em bom funcionamento e se alguma peça precisa de manutenção. Isso é fundamental para conservar o seu carro por mais tempo e evitar acidentes de carro. Saiba mais sobre a importância de fazer a revisão regularmente.

 

VOLTAR AO INÍCIO