9 destinos mineiros para curtir o frio do feriado

9 destinos mineiros para curtir o frio do feriado

Viajar é sempre bom para sair da rotina, conhecer novos lugares, descansar. Com o início do outono, as temperaturas começam a baixar e os lugares conhecidos por seus climas frios começam a ser mais procurados pelos turistas, que buscam visitar um novo ambiente e ter uma experiência agradável para curtir o friozinho. Separamos alguns destinos dentro do estado de Minas Gerais para os quais você pode viajar de carro e desfrutar do feriado prolongado de Tiradentes. 

 

9 cidades mineiras boas para se visitar no inverno

Se você não quer passar o feriado em casa e está em busca de um destino, mas ainda não sabe para onde ir, confira esta lista. 

1. Tiradentes

Nada melhor do que aproveitar as baixas temperaturas, no feriado prolongado de Tiradentes, na própria cidade. 

A charmosa e histórica cidade mineira é uma ótima opção para passar o feriado e também é uma boa escolha de viagem romântica. Por lá, você pode aproveitar a natureza, visitar o centro histórico, os museus e as igrejas, dentre elas a de São Francisco de Paula é destaque. 

Em Tiradentes, você consegue fazer o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei, aproveitar o conforto das pousadas e visitar os restaurantes. Além disso, a cidade é conhecida por receber os eventos Festival de Cultura e Gastronomia e a Bike Fest.

 

2. Monte verde

Localizada na Serra das Mantiqueiras, na divisa com o estado de São Paulo, Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um dos destinos mais procurados para se curtir o inverno. O fato de estar a mais de 1500 metros de altitude acima do nível do mar, faz com que as temperaturas por lá sejam amenas durante todo o ano, em especial no inverno. 

O clima das montanhas com natureza exuberante e o estilo europeu atrai os turistas, principalmente os casais. Outro ponto forte no local é a gastronomia com especialidades da Europa e a tradicional comida mineira. O fondue é um clássico por lá. 

Em Monte Verde você pode visitar as fábricas de chocolate, os bares e restaurantes, além dos principais pontos turísticos, o Chapéu do Bispo e a Pedra Redonda e fazer passeios na natureza. 

Vai viajar com crianças? Conheça 5 jogos divertidos para a estrada. 

 

3. São Lourenço

Um excelente destino para quem busca relaxar, São Lourenço é uma cidade do sul de Minas que faz parte do Circuito das Águas e do Circuito Velho da Estrada Real. 

Por lá você pode desfrutar das águas medicinais do Parque das Águas, incríveis passeios de balão, viagem de Maria Fumaça até a cidade de Soledade de Minas, Rota do Café, além da culinária mineira, doces, cachaças e cafés. Você também consegue aproveitar sua estada por lá para conhecer as cidades de Caxambu, Lambari e Cambuquira. 

 

4. Diamantina

A famosa cidade de Diamantina, localizada no norte do estado, é tombada, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e um ótimo lugar para quem gosta de história e boa música.

Na cidade dos diamantes você tem acesso a uma excelente programação cultural, lindas paisagens naturais e toda a bela arquitetura barroca. Não deixe de visitar os museus, a Casa de Chica da Silva e a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Estadual e a Vila Biribiri.

Outro grande atrativo de Diamantina são as Vesperatas, espetáculos musicais que ocorrem à noite nas ruas da cidade, elas acontecem em dois sábados dos meses, com exceção de julho e agosto que contam com o evento por três sábados. 

 

5. Ouro Preto

Também é uma cidade histórica super conhecida e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela faz parte da Estrada Real e atrai muitos turistas por sua história. 

Em Ouro Preto você pode visitar os museus e as igrejas, andar por suas famosas ladeiras, deliciar-se nos restaurantes, passear pela natureza e visitar cachoeiras e parques ecológicos. Além disso, você também tem a oportunidade de visitar Lavras Novas, distrito que fica a menos de 20 km de distância e é ótimo para passar um dia bucólico e curtir em casal. 

Um dos grandes atrativos da cidade é o famoso Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece em julho (ainda não há informações sobre o evento este ano) e a Mostra de Cinema de Ouro de Preto, que ocorre no mês de junho.

 

6. Poços de Caldas

Poços de Caldas é um ótimo destino mineiro, muito conhecido por suas águas sulfurosas e medicinais, lugar ideal para quem busca descanso e um passeio romântico.

Na cidade do sul de Minas Gerais, você pode se aventurar pela Serra da Mantiqueira em trilhas, passear pelo balneário contemplando a arquitetura da década de 1930, visitar a famosa Fonte dos Amores, banhar-se em suas águas termais, subir de teleférico até o alto da Serra de São Domingos e de lá aproveitar a vista, conhecer o Cristo Redentor e fazer um voo livre. 

Descubra 6 viagens próximas a Juiz de Fora para aproveitar no feriado.

 

7.Gonçalves

A pequena cidade da Serra da Mantiqueira atrai turistas por suas temperaturas baixas durante o inverno, pousadas bem avaliadas e uma excelente gastronomia. 

O ecoturismo também é um ponto forte, por lá é possível fazer trilhas passando por belas cachoeiras no caminho. Gonçalves está se desenvolvendo bastante como polo turístico da Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas.

 

8. São Thomé das Letras 

Conhecida como cidade mística, São Thomé das Letras possui pousadas aconchegantes e ótima gastronomia, apesar de ser considerada mais simples.  

Sua altitude de mais de 1400 metros atrai turistas para aproveitar o frio por lá, curtir lindos pores do sol e paisagens belíssimas. No verão a cidade costuma atrair bastante turistas para suas cachoeiras.  

Curte uma aventura no off road? Saiba quais são os melhores carros para acompanhar você nas estradas de chão.

 

9. Maria da Fé

Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas Gerais e este é seu maior atrativo. Além dele, a cidade localizada a 1200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, conta com ecoturismo e é rodeada pelo Pico da Bandeira e pela Pedra do Pedrão.

Lá você também pode conhecer a Fazenda Maria da Fé, as plantações de oliveiras e produções de azeite, aproveitar a tranquilidade interiorana e as deliciosas comidas.

É possível chegar a todos esses destinos em um passeio confortável e divertido a bordo do seu carro. Planeje sua viagem usando nossa planilha exclusiva para aproveitar sem transtornos.