5 dicas para viajar com seu pet no carro

5 dicas para viajar com seu pet no carro

Viajar de carro pode ser uma experiência deliciosa, mas também pode ser uma grande dor de cabeça! Por isso, é essencial se planejar bem antes de colocar as malas no carro. 

Quem vive com um bichinho de estimação em casa sabe que transportá-lo por grandes distâncias de carro não é fácil. Para fazer da viagem uma experiência confortável para o seu pet, é necessário tomar alguns cuidados. Para ajudar você a se preparar, selecionamos algumas dicas-chave.

 

5 dicas para viajar com seu animal de estimação no carro

 

1. Faça um checkup no veterinário

Fazer o checkup geral da saúde do seu bichinho é o primeiro passo para planejar uma viagem de carro. De acordo com o tipo de viagem, o animal pode precisar de medicação ou de tratamentos especiais. Além disso, a visita ao veterinário pode determinar se viajar com o seu pet é uma boa ideia ou não, dependendo do seu estado de saúde. 

Vale lembrar que alguns passeios podem requerer a ficha de vacinação para permitir a entrada do seu animal de estimação, por isso é importante levar toda a documentação na viagem. Assim você também se prepara para leva-lo ao veterinário durante a estadia caso ocorram possíveis imprevistos com a saúde do seu pet. 

Saiba como se planejar para uma viagem de carro. 

2. Alimente seu bichinho com antecedência 

Ficar muito tempo em um veículo fechado pode deixar o estômago meio esquisito. Por isso, cuidar da alimentação deve ser uma das suas prioridades na hora de planejar uma viagem com seu pet. O ideal é não alimentar o animal antes de pegar a estrada nem durante o trajeto, assim ele não corre o risco de vomitar ou defecar no carro. 

Para cães, o recomendado é não alimentar até quatro horas antes da viagem. Para gatos, duas horas. E para outros bichinhos, o ideal é pedir orientação para um veterinário. Você também pode pedir um remédio para enjoo, caso o estômago do seu bichinho seja mais delicado. Ao chegar no destino, você pode alimentar seu pet normalmente. 

3. Crie um ambiente seguro e confortável no carro

Se viajar de carro já é estressante para as pessoas, imagina para os bichinhos que não entendem bem a situação! Em vista disso, é fundamental criar um ambiente seguro e confortável no carro. 

Leve alguns brinquedinhos e cobertores para que o seu animal de estimação tenha mais conforto durante o trajeto. E nada de deixar o ar condicionado na temperatura mínima! Isso pode ressecar as narinas do seu bichinho, causando problemas respiratórios. 

Outro ponto importante é a segurança do transporte. Seu pet não pode ir solto no banco de trás, porque isso pode causar acidentes e ainda gerar multas. Viajar com a cabeça para fora da janela? Proibidíssimo. Cada bicho exige equipamentos especiais com o transporte. Enquanto alguns podem utilizar apenas um cinto de segurança adaptado, outros devem viajar apenas dentro da caixa. Não faltam opções no mercado!

Conheça 8 itens que podem salvar você do aperto na estrada.

4. Faça paradas a cada duas ou três horas

Você já reparou em como nossas costas e pernas ficam doloridas depois de passar muitas horas sentado no carro? Pois é, o mesmo acontece com o seu animal de estimação durante a viagem. Por causa disso, fazer o percurso direto com o bichinho no carro não é uma boa ideia. 

É necessário fazer paradas a cada duas ou três horas. Dessa forma, seu pet pode esticar as pernas e beber um pouco de água, além de correr um pouco para dissipar energia e aliviar o estresse. Aproveite também para deixa-lo fazer suas necessidades, assim você evita problemas de saúde no animal e consegue manter o carro limpo por mais tempo. 

5. Planeje os passeios pensando no seu bichinho

Estar em um lugar diferente com vários novos estímulos pode ser bem estressante para o seu bichinho, especialmente depois de algumas horas cansativas viajando de carro. Por isso, é importante planejar os passeios da viagem pensando no seu animal de estimação. 

Monte a programação intercalando passeios que exigem muita energia com atividades mais tranquilas. E não deixe de pensar em programas que aceitem a presença do seu pet, assim você não precisara deixá-lo sozinho enquanto se diverte na viagem. 

Leve-o para dar uma volta na praia, para correr um pouco no parque u simplesmente faça uma caminhada na rua do hotel. Além de deixa-lo menos agitado, esses passeios podem ser experiências inesquecíveis para curtir com seu amigo peludo. 

 

Quer planejar a sua viagem sem dor de cabeça? Desenvolvemos uma planilha exclusiva para calcular os gastos antes e durante a estadia. Baixe grátis.