Branco, preto ou colorido: qual cor de carro escolher?

Branco, preto ou colorido: qual cor de carro escolher?

Grande parte dos consumidores costuma não ligar muito para escolher a cor do carro na hora de comprar. Porém, a verdade é que esse pequeno detalhe pode ser muito mais importante do que você imagina. 

Além das vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de acabamento, a cor do carro interfere diretamente no preço de compra e na desvalorização do modelo. Por isso, é importante escolher com cuidado antes de fechar negócio. Neste artigo, você vai aprender a escolher bem a pintura do seu carro na hora de comprar. 

 

Tipos de acabamento na pintura automotiva

Existem diferentes tipos de acabamento para a pintura automotiva. Selecionamos os três mais aparecem nos carros disponíveis no mercado de seminovos. Confira a seguir:

  • Acabamento sólido: contém apenas o pigmento da pintura.

  • Acabamento metálico: contém partículas de alumínio e dá um acabamento mais brilhante para a pintura.

  • Acabamento perolizado: contém partículas perolizadas, que deixam a pintura com tonalidades que variam de acordo com a luz.

 

Vantagens e desvantagens de cada cor de carro

Mas afinal, qual cor vale mais a pena? Não existe uma resposta certa para essa pergunta! Porém, todas as cores possuem vantagens e desvantagens. Veja a seguir os principais pontos positivos e negativos das cores mais presentes no mercado. 

1. Branco

O branco é a cor mais produzida pelas fábricas e é também a mais procurada pelos consumidores. Por se tratar de uma cor neutra, os carros brancos são muito fáceis de vender. Outra grande vantagem é que o branco reflete a luz com facilidade, por isso é mais visível à noite. 

Atualmente, é possível escolher o acabamento perolizado para dar mais personalidade para o carro branco. Porém, essa variação pode ser mais cara. Vale destacar que, embora o branco costume ser mais barato que as outras cores, muitas empresas costumam aumentar o preço por conta da alta demanda. Fique de olho!

A grande desvantagem do carro branco é que a sujeira fica muito mais aparente que nos outros modelos. Além disso, manchas, riscos e batidas ganham muito mais destaque. 

2. Preto

Clássico e elegante, o preto é certamente a cor que menos desvaloriza. Não é à toa que foi primeira cor utilizada na fabricação dos primeiros automóveis da Ford, pioneira na indústria automotiva. 

Por ser uma cor que não reflete muito a luz, pode não ser muito vantajosa para quem viaja muito à noite. Outra desvantagem é que a poeira e os riscos ficam bem evidentes, por isso é preciso cuidar da estética automotiva com um pouco mais de frequência. 

Além disso, há o fator da temperatura. Como o preto absorve mais calor, a lataria aquece muito mais que as outras cores quando exposta ao sol. Por isso, o carro pode ficar bastante desconfortável em cidades com clima quente.

3. Cinza e prata

Cinza e prata são cores bastante comuns porque combinam com tudo e agradam até mesmo os gostos mais exigentes, por isso são bem aceitas pelos consumidores em geral. Os acabamentos metálicos são bastante comuns e valorizam bastante o veículo. Mas assim como os perolizados, costumam ser mais caros. 

Assim como o branco, cinza e prata são ótimas cores para refletir a luz durante a noite e deixar o carro mais visível. Outra vantagem é que arranhões e sujeiras não ficam tão aparentes, especialmente nos tons mais escuros. 

4. Vermelho, azul, amarelo e outras cores

Escolher um carro colorido certamente é para quem tem personalidade forte! Além de serem mais visíveis durante o dia, cores como vermelho, azul, e amarelo são mais fáceis de se encontrar em um estacionamento lotado. 

Porém, o fato de essas cores serem muito chamativas podem ser um ponto negativo. Nem todo mundo curte a atenção extra, por isso os modelos coloridos podem desvalorizar bem mais em relação a outras pinturas populares. Outra desvantagem é a manutenção, já que encontrar o tom exato do veículo pode ser bem mais difícil quando se trata de uma cor forte. 

É importante lembrar que nem todos os carros coloridos seguem essa regra. O Renault Duster marrom, por exemplo, é um modelo com grande aceitação por parte dos consumidores. 

 

Proteja a pintura do seu carro

A pintura é uma das primeiras características a serem notadas em um carro. Além da função estética, ela protege a carroceria da ação do tempo e de produtos que podem corroer a lataria. Por isso, proteger a pintura do seu carro é fundamental para prevenir defeitos e ainda evitar perder dinheiro na revenda. 

Fazer a limpeza do veículo regularmente é o primeiro passo para conservar o bom estado da pintura por mais tempo. Para isso, é essencial usar produtos adequados para higienização automotiva, assim você evita as manchas no acabamento e a corrosão da lataria. 

Além disso, é importante proteger o carro da ação da chuva, do sol e outras intempéries. Evite deixar o carro na rua e dê preferência para estacionamentos cobertos para evitar danos na pintura e nos pneus. 

 

Está pensando em comprar um carro? Conheça três motivos para não deixar de fazer o test drive antes de fechar negócio.