Categorias

8 erros comuns nos cuidados com o carro
23 nov

8 erros comuns nos cuidados com o carro

Ter um carro é uma grande responsabilidade! Além dos gastos do dia a dia e da atenção na hora de dirigir, é preciso se preocupar também em cuidar do carro. Ter os cuidados certos é importante para conservar o veículo por mais tempo, evitar acidentes de trânsito e escapar dos perrengues que podem acontecer na estrada. 

Será que você cuida bem do seu veículo? Neste artigo, você vai descobrir quais são os erros mais comuns que os proprietários cometem na hora de cuidar do carro. 

 

8 erros mais comuns na hora de cuidar do seu carro

1. Calibrar pneus só na hora de viajar

Calibrar os pneus na hora de viajar é provavelmente o erro mais comum nos cuidados com o carro, especialmente porque muitas pessoas não sabem a frequência ideal para realizar a calibragem. Andar com o pneu fora da pressão ideal pode sobrecarregar o motor e ainda aumentar o consumo de combustível. Além disso, a calibragem aumenta a vida útil dos pneus e ainda previne o desgaste irregular, que pode causar graves acidentes de carro.

2. Não verificar os níveis de fluido semanalmente

Os fluidos têm importantes propriedades para garantir que o seu carro funcione da melhor forma. Além de lubrificar e limpar as peças, os fluidos evitam o superaquecimento e o congelamento de alguns componentes do veículo. Por isso, é importante ficar de olho na validade e verificar os níveis de fluido semanalmente. 

Vale lembrar que a manutenção é essencial para evitar acidentes de carro. Bateu a curiosidade? Leia mais no nosso artigo.

3. Não limpar o ar condicionado

Com que frequência você limpa o ar condicionado do seu carro? Andar com esse equipamento sujo é um dos grandes erros nos cuidados com o carro. Além de favorecer a proliferação de doenças respiratórias, o entupimento da passagem de ar por sujeira pode afetar a performance do veículo, reduzindo a potência do motor e aumentando o consumo de combustível.

Saiba mais sobre a relação entre a limpeza do ar condicionado e o desempenho do veículo.

4. Deixar o tanque chegar na reserva

Quem nunca andou por mais alguns quilômetros depois da luz da reserva aparecer no painel? Embora algumas situações sejam inevitáveis, esse erro comum pode trazer sérios problemas para o seu carro. Apesar do veículo ainda ter uma certa quantidade de combustível quando o tanque chega na reserva, conduzir o carro nesse estado pode danificar a bomba, o que aumenta a temperatura e diminui a vida útil da peça.

5. Usar sabão em pó ou detergente na lataria

Muita gente pensa que os produtos específicos para limpeza automotiva só existem para fazer o consumidor gastar mais dinheiro. E isso é mentira! Produtos de limpeza comuns como sabão em pó e detergente de louças podem danificar a pintura, prejudicando a aparência do carro e deixando a lataria mais vulnerável a ação do tempo. Quando escorrem para dentro do veículo, esses produtos ainda podem manchar o estofado e corroer as peças internas. 

6. Descansar o pé no pedal da embreagem

Descansar o pé no pedal da embreagem pode parecer um ato inofensivo, mas pode prejudicar a durabilidade do conjunto mecânico. Mesmo que a pressão exercida sobre os pedais seja pequena, o desgaste dos discos, das molas e dos rolamentos pode ser até 40% mais rápido. Por isso, é importante mudar os hábitos e se acostumar a deixar o pé descansando no assoalho do veículo.

7. Não substituir as paletas desgastadas do para-brisa

As paletas dos limpadores de para-brisa são feitas de borracha e têm o papel de retirar a água do vidro para permitir a visibilidade do motorista. Embora a borracha seja um material bastante resistente, o desgaste e o ressecamento são inevitáveis. Deixar de substituir as paletas não só pode riscar o vidro, como também prejudica a remoção da água do para-brisa, o que pode causar acidentes.

8. Frear bruscamente o tempo todo

Frear o carro de forma brusca não é necessariamente um problema, até porque os veículos são feitos para resistir a esses imprevistos. Porém, interromper o movimento do carro bruscamente com frequência acaba sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios. Como resultado, você precisará fazer mais visitas à oficina para reparar danos e repor as peças desgastadas do veículo.

 

Cuidar bem do seu veículo é fundamental para evitar perder dinheiro na hora de trocar de carro. Descubra um passo a passo de como preparar o seu automóvel para a revenda e evite prejuízos na negociação.

 

VOLTAR AO INÍCIO