Dicas para dirigir um carro automático pela primeira vez

Dicas para dirigir um carro automático pela primeira vez

Cerca de 50% dos registros de carros novos já são modelos com câmbio automático, e muitos estão comprando seus carros autônomos pela primeira vez. 

Atualmente, quase todos os modelos à venda no Brasil possuem pelo menos um modelo sem pedal de embreagem. Carros mais populares, como o Fiat Palio e o Gol, podem ser equipados de fábrica com transmissões automáticas. 

Mas não é todo mundo que está adaptado para dirigir carros com direção automática. Portanto, é natural ter dúvidas sobre o seu funcionamento. São naturais as dúvidas sobre a verdadeira sopa de letrinhas que aparecem no novo câmbio: D (drive, termo em inglês para dirigir), P (estacionar, park), R  (reverse, ré) e N (Neutro). Sem falar nos modos L (Low, Baixo), S (Modo Esportivo) e as outras opções que aparecem em diversos modelos.

Sabendo disso, escrevemos este artigo para apontar os prós e contras ao dirigir um carro autônomo, e qual é a função de cada posição. Se você faz parte deste grupo, continue com a gente.

Para que serve a função P?

A posição P significa parking, estacionar em inglês. Esta opção deve ser utilizada ao estacionar o veículo em uma vaga. No entanto, não se esqueça que deve ser sempre utilizado em conjunto com a função Travão de mão. Ative-a e selecione P.

Quando o motor é desligado, a pressão no sistema hidráulico para, a transmissão desengata e uma espécie de pino trava as rodas motrizes. O freio de estacionamento protege esta trava de danos por eventual parada, ou até mesmo ao bater em outro veículo enquanto seu carro estiver estacionado no espaço. 

Como usar o N

Em um carro com câmbio manual, é recomendável colocá-lo em ponto morto ao parar em um semáforo para evitar o desgaste prematuro da embreagem, que deve ser acionada apenas na partida e na troca de marchas. 

No entanto, para veículos automáticos, o procedimento tem que ser diferente. A função N, que corresponde a neutro, foi criada para situações de manutenção, quando é necessário rebocar ou movimentar o veículo com o motor desligado, liberando as rodas que acionam o veículo. 

Não coloque o câmbio automático em ponto morto enquanto espera a luz acender. Coloque o pé no freio para mantê-lo na posição D, pois isso manterá o sistema hidráulico pressurizado e permitirá que você dê a partida mais rápido. Vale ressaltar que alguns carros possuem tecnologia de transmissão automática dividida que economiza combustível mesmo quando o veículo está em movimento. Nesse caso, os recursos e a segurança fornecidos pelo design não são comprometidos.

Qual é a função de L, 2, 3 e S

Alguns tipos de transmissões automáticas permitem trocas manuais, dando mais controle ao motorista. Além disso, em veículos que permitem a troca manual, é possível reduzir a marcha. 

Há também carros com opções 2 ou 3 no seletor. Esses números correspondem à segunda e terceira marchas, respectivamente. Quando a transmissão é deixada na posição 2 ou 3, ela não passa por essas marchas, mantendo o motor carregado e potencializando o seu efeito de frenagem, que ajuda a controlar a descida do veículo

Alguns veículos também têm uma função L. As marchas baixas ajudam a manter marchas mais curtas e rotações mais altas. É uma função importante ao percorrer lamaçais, rebocar outro veículo, ou mesmo ao percorrer áreas alagadas onde é necessário girar em baixas velocidades e altas rotações para evitar que o motor morra.

Alguns modelos também possuem a função S para deixar o comportamento do carro mais esportivo. Nessa posição, as trocas de marchas acontecem um pouco mais tarde, com os giros mais altos. Isso melhora a aceleração, porém gasta mais combustível.

Passos para dirigir um carro automático pela primeira vez

Dirigir um carro autônomo pela primeira vez pode parecer complicado, então dê uma olhada passo a passo no seguinte:

Passo 1: Ligue o carro, pise no freio e dê a partida na marcha ainda em P.

Passo 2: Uma vez que o motor está funcionando, mude as marchas de P para D ou R caso seja necessário usar a ré.

Passo 3: Usando D, solte o freio de mão - ou a alavanca normal localizada entre os bancos, ou o pedal do lado esquerdo.

Passo 4: Tire o pé dos freios e acelere lentamente. Alguns carros começarão a se mover assim que você tirar o pé do freio, então preste atenção no modelo que você está dirigindo. É importante saber que ao estacionar em frente aos faróis, no trânsito ou situações semelhantes, nunca solte o pé dos freios, pois isso pode resultar em um acidente.

Qual é a melhor maneira de usar uma transmissão automática? 

O motorista deve selecionar a marcha da transmissão automática suavemente. É importante lembrar que o pedal do freio deve ser acionado antes de qualquer alteração. Não é recomendado engatar as marchas P e R com o veículo em movimento. Não há necessidade de engatar a posição N toda vez que o veículo parar em um semáforo. Basta manter o pé no freio, mesmo que o carro esteja na posição D.

Como desbloquear a transmissão automática? 

Para destravar a alavanca de câmbio automática, basta pressionar o pedal do freio antes de mover o guidão.

Como dirigir em subidas com transmissão automática? 

Todas as transmissões automáticas têm um recurso chamado kickdown, em que a transmissão reduz uma ou mais marchas quando o motorista pressiona o acelerador. Portanto, se o motorista precisar de mais potência para superar a subida, basta pressionar o pedal do acelerador até o fim e controlar a velocidade. 

Algumas transmissões também têm uma posição L , para baixar a rotação ou desacelerar, onde a primeira marcha é bloqueada para superar colinas. Basta selecioná-lo e retornar o câmbio para a posição D após a subida.

Como saber se o fluido da transmissão automática está bom?

Todo carro com transmissão automática tem um tanque de transmissão. Seu nível de óleo é verificado da mesma forma que o nível de óleo do motor, ou seja, com uma vareta. Em qualquer caso, consulte o manual do proprietário antes de realizar qualquer tipo de inspeção.

O que é câmbio semi automático? 

Este câmbio é um tipo de transmissão que utiliza computadores e sensores para realizar as trocas de marcha. Um robô é responsável por comandar a embreagem e realizar as trocas no tempo correto.

Qual é a diferença entre transmissões automáticas e semiautomáticas?

 A principal diferença entre as transmissões automáticas e semiautomáticas é que as transmissões automáticas possuem um conjunto de engrenagens planetárias que funcionam em conjunto com um conversor de torque, substituindo a embreagem. 

A transmissão semiautomática retém todos os componentes da transmissão manual, incluindo a embreagem ativada por computador. 

Como economizar dinheiro com transmissão automática? 

Evite acelerações desnecessárias que sobrecarregam muito a transmissão, como ultrapassagens repetidas ou até mesmo dirigir em alta velocidade. Algumas transmissões também apresentam um modo Eco, no qual a transmissão aproveita melhor a potência em rotações mais baixas e só reduz quando o motorista pisa no acelerador.

Qual é a vida útil de um câmbio automático? 

Se não houver problemas de operação ou defeito de fábrica, não há necessidade de fazer troca de peças até pelo menos 150 mil quilômetros. Em alguns casos, a vida útil pode chegar a 300 mil km.

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