Como escolher um carro para subir ladeiras íngremes
Você já cantou pneu na hora de subir um morro? Já quase bateu no carro de trás quando foi sair? Ou deixou o carro morrer no meio da ladeira? Se você mora em uma cidade com muitas ruas íngremes, certamente respondeu sim para alguma dessas perguntas.
Controlar o carro em um morro pode ser bastante difícil, especialmente para pessoas que têm dificuldade em fazer controle de embreagem. Neste post, você vai aprender a escolher um carro para subir as ladeiras mais desafiadoras sem problemas.
O que observar na hora de comprar um carro
Existem três características importantes que podem fazer toda a diferença na hora de subir uma ladeira íngreme com o seu carro: a potência do motor, o tipo de câmbio e o assistente de partida em rampa. Veja a seguir como cada um deles pode facilitar ou dificultar as subidas.
1. Potência do motor
Carro fraco não sobe morro, certo? Sem dúvida, a potência do motor é a característica considerada mais importante quando se trata de subir ladeiras. E não é por acaso! Um motor mais potente exige menos esforço do carro na subida, o que acaba gastando menos combustível.
Porém, é fato que, quanto maior a potência do motor, maior o consumo geral. Para evitar fazer visitas muito frequentes ao posto de abastecimento, o ideal é investir em um modelo com motor 1.4, que tem ótimo desempenho sem abrir mão da economia.
É importante destacar que não são apenas as cilindradas que interferem na força do motor. Modelos turbo, por exemplo, podem ser a melhor opção para quem enfrenta muitos morros diariamente, mesmo que tenham um número reduzido de cilindradas. Essa tecnologia assiste o motor eletronicamente e se alimenta do fluxo de energia gerado pela expulsão dos gases de escape. Isso faz toda a diferença tanto no consumo quanto no desempenho do veículo.
Outro ponto importante é o uso do ar condicionado, que interfere diretamente na performance do motor. Quando o equipamento está sujo, ocorre a obstrução da passagem do ar, o que prejudica a ventilação e o resfriamento. O resultado é a perda de potência e o aumento no gasto de combustível. Por isso, é fundamental manter o ar condicionado sempre limpo.
2. Tipo de câmbio
Controlar a embreagem em uma subida pode ser difícil até mesmo para os motoristas mais experientes. Felizmente, a tecnologia evoluiu e os câmbios assistidos chegaram para acabar com esse problema. Se a sua cidade possui muitas ruas inclinadas, é interessante investir em um câmbio automático ou CVT.
No entanto, é preciso lembrar que existe uma diferença considerável no consumo dos dois câmbios. Enquanto o câmbio automático perde um pouco de energia e acaba consumindo mais combustível, o CVT consegue ter máximo aproveitamento e ajuda a economizar. Por isso, é fundamental pensar nas suas prioridades na hora de escolher.
Ainda está na dúvida? Conheça as vantagens do câmbio automático e do câmbio manual e saiba qual vale mais a pena.
3. Assistente de partida em rampa
Por último, mas certamente não menos importante, existe o assistente de partida em rampa. Esse equipamento é muito importante para a condução de qualquer veículo dentro da cidade, especialmente em regiões com muitos morros como a Zona da Mata mineira.
A funcionalidade ativa os freios por aproximadamente três segundos depois da liberação dos pedais. Com isso, o motorista tem mais tempo para dar a saída sem que o carro volte. Dessa forma, não é preciso forçar a embreagem para compensar a partida do carro na ladeira. É ótimo para quem tem dificuldade em fazer o controle de embreagem em ruas íngremes.
O assistente de partida em rampa ainda não está presente em todos os veículos, mas esse cenário está mudando. A expectativa é que a funcionalidade se torne obrigatória em alguns anos. Conheça outros itens que serão obrigatórios no carro até 2023.
Vai ficar muito tempo parado? Use o freio de mão
O controle de embreagem é um dos pontos mais desafiadores da direção. Apesar de ser necessário para dar partida no veículo, fazer o controle de embreagem por muito tempo pode desgastar bastante os componentes do sistema.
Isso acontece porque, durante o controle de embreagem, o platô continua girando, mas o disco fica parado. Isso provoca muito desgaste nas peças, reduzindo a vida útil da mecânica.
Assim, se você vai ficar com o carro parado por muito tempo, o ideal é usar o freio mecânico, também conhecido como freio de mão, para dar estabilidade para o veículo. Além de ser a opção mais fácil, é também a mais segura.
Quer encontrar o seminovo ideal para você? Entre em contato com a equipe da AutoCerto e descubra como podemos ajudar você a acertar na compra do seu seminovo.