Como será o futuro da Ford no Brasil
Depois do anúncio de fechamento das três fábricas da Ford no Brasil, muitas pessoas devem estar se perguntando: o que isso muda no mercado automotivo nacional?
Pioneira na indústria, a Ford impactou o mundo com um modelo de produção em série que permitiu a popularização dos automóveis. Os veículos da marca vieram para o Brasil em 1904 e rapidamente conquistaram o coração dos consumidores. A empresa abriu uma fábrica de automóveis no centro de São Paulo em 1919, tornando-se a primeira montadora a produzir em território nacional.
Desde então, a Ford continua sendo uma das favoritas dos consumidores. Em 2020, a empresa teve uma participação de 7,15% nas vendas de automóveis no país, conquistando o quinto lugar entre as marcas mais vendidas.
O que muda e o que fica
Com o encerramento das atividades nas fábricas, o destino dos carros da Ford já está gerando muitas dúvidas entre os consumidores. Especialistas afirmam que ainda é cedo para prever com certeza o impacto dessa ação. Contudo, há algumas possíveis mudanças nas quais vale a pena ficar de olho.
O preço
O preço dos veículos é o principal: agora que os carros virão de fora, estes itens estarão submetidos à cotação do dólar e aos impostos sobre produtos importados. Confira o nosso guia completo de carros importados.
Vale destacar, no entanto, que o Brasil e a Argentina possuem um acordo de livre comércio para veículos e autopeças. Este acordo entra em vigor a partir do ano de 2029.
Considerando que a empresa está investindo na Argentina como novo polo de produção, é possível concluir que a Ford vê um grande potencial na América Latina, mesmo com um cenário aparentemente pouco otimista para a operação da empresa no Brasil. Esse acordo pode ter um grande impacto no preço final dos veículos da Ford vendidos no nosso país na próxima década.
Os modelos mais vendidos
O Ford Ka e o Ecosport são os dois veículos afetados imediatamente pela despedida da manufatura, que terão suas vendas interrompidas quando o estoque chegar ao fim. Sairão de linha dois dos carros mais queridos do Brasil. Já o Troller ainda será produzido até o último trimestre de 2021.
Por outro lado, a própria Ford já anunciou que se manterá ativa nas operações brasileiras. As concessionárias continuarão com os processos de venda normalmente.
O serviço de assistência 24h, Ford Assistence, também permanecerá intacto, de acordo com o previsto pelo Manual do Proprietário. A empresa ainda garante o abastecimento de peças de reposição em todo o Brasil, sem que haja motivo para preocupação. Os serviços de revisão também serão mantidos nas concessionárias e autorizadas.
Vale destacar que, com o encerramento de parte das atividades da Ford no Brasil, há uma grande chance dos serviços de assistência ao consumidor perderem um pouco da agilidade. Por isso, é importante que o comprador se atente aos prazos oferecidos pela empresa.
Novidades para o Brasil
Os novos lançamentos previstos para 2021, como a nova família Bronco, a nova Transit e a nova versão do Mustang Mach 1, por exemplo, estão confirmados para chegar ao Brasil, sem alterações.
A Ford anunciou que pretende trazer produtos de maior valor agregado para os consumidores brasileiros. A empresa também falou sobre conectividade e eletrificação dos veículos, o que é esperado de grande parte das montadoras para os próximos anos. Saiba mais sobre a revolução das marcas na indústria automotiva.
Sob essa perspectiva, o fechamento das fábricas é um passo na direção da acessibilidade dos carros elétricos. Isso porque os custos de produção desse tipo de tecnologia no Brasil seriam inconvenientes para a montadora.
Ford Ka, Ecosport e Troller
Com as saídas de linha do Ford Ka e do Ecosport, a expectativa é de que os veículos desvalorizem bastante. Essa pode ser uma grande vantagem para quem quer levar um carro mais completo pagando menos. O mesmo vale para o Troller, que encerra sua produção no final deste ano.
Mesmo com as saídas de linha, é importante lembrar que os três modelos continuam valendo a pena pelo ótimo custo-benefício. Como a empresa garantiu que as peças continuarão a ser fabricadas para que haja disponibilidade no pós-venda, é pouco provável que o consumidor tenha qualquer problema com a revisão ou com a manutenção.
Quanto à revenda, a expectativa é de que não exista prejuízo, porque mesmo veículos que saem de linha podem continuar a ser muito procurados. O Chevrolet Corsa, as versões mais antigas do Volkswagen Gol e o próprio Fiesta da Ford permanecem na lista dos modelos mais queridos no mercado de carros usados do Brasil. Saiba quais são os melhores seminovos para comprar em 2021.
Ainda está com dúvidas sobre o futuro da Ford como montadora importada? Confira o nosso guia de carros importados!