Carro parado na garagem: como evitar danos e voltar a rodar
Durante a pandemia da Covid-19, muitos carros ficaram parados na garagem, esperando a vida se normalizar para voltarem à ativa. Porém, a inércia é um grande inimigo dos veículos. A verdade é que carro foi feito para rodar, logo, se ele ficou mais de uma semana parado, você precisa tomar algumas precauções.
A falta de uso pode causar danos às peças, como pneus, sistemas elétrico, de embreagem e freio, além do risco de ter fluidos vencidos. Por isso, saber como evitar os problemas também significa economizar dinheiro com reparos mecânicos.
Se você vai colocar novamente seu seminovo para rodar ou pretende deixá-lo na garagem por mais um tempo, confira nossas dicas.
Carro parado também precisa de revisão
Se você mantém a manutenção do seu seminovo em dia, ficar 15 dias parado não gera grandes danos. Porém, se você não faz revisões periódicas, o tempo pode intensificar os problemas já existentes e criar outros. Mesmo um carro parado precisa de revisão e cuidados.
Já se você utiliza o carro, mas faz apenas trajetos curtos, como idas ao mercado, também é preciso atenção. Ao rodar poucos quilômetros, o motor pode não ter tempo suficiente para aquecer. Quando o lubrificante trabalha com baixas temperaturas, ele pode se contaminar e causar problemas futuros.
Enquanto está na garagem
Ligue o motor semanalmente: Para preservar o motor e fazer o óleo circular, ligue-o por dez minutos uma vez por semana, mas apenas se sua garagem for aberta. Em garagens fechadas, essa prática pode ser letal, pois pode levar ao envenenamento por monóxido de carbono.
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Dê uma volta com o carro: Mesmo que seja em torno do bairro, dê uma volta com seu veículo para “desenferrujar” todo o sistema. Isso ajuda na circulação do óleo e do combustível, e na recarga da bateria, além de evitar a oxidação dos componentes do freio. Esse passeio deve ser feito uma vez por semana, por cerca de dez a vinte minutos.
Desconecte a bateria: Isso pode impedir o funcionamento do alarme, mas para evitar o gasto de bateria durante longos períodos de tempo, isso pode ser recomendado. Porém, se não souber fazer esse procedimento, é melhor chamar um especialista, para evitar os riscos de curto-circuito ou até mesmo de incêndio.
Essa medida não cabe a todos os modelos de veículos. No caso dos mais recentes, é preciso verificar no Manual do Proprietário se a prática é indicada. Já em modelos mais antigos, é possível desconectar os cabos começando pelo polo negativo (geralmente preto), em seguida, o polo positivo (geralmente vermelho). Nunca toque nos dois polos simultaneamente. Para reconectar, faça o processo inverso, começando pelo polo positivo.
Evite pneus quadrados: Quando o carro fica parado por semanas na mesma, corre o risco da borracha se deformar e os pneus com um aspecto “quadrado”. Por isso, é preciso movimentar o carro, mesmo que dentro da garagem, para que as rodas mudem de posição e haja o mínimo de equilíbrio possível. Usar um calibrador de pneus também ajuda a manter sua vida útil por mais tempo. Encha o pneu segundo a calibragem máxima permitida pelo fabricante, como consta no manual do veículo.
Mantenha o carro limpo: faça a limpeza interna e externa, inclusive do ar condicionado. É recomendado também limpar a borracha dos limpadores e deixá-los levantados, para evitar contato com o para-brisa.
Depois de limpo e seco, você pode optar por cobrir a carroceria com uma capa protetora, para evitar os desgastes provocados por poeira, sol e chuva. Atente-se, porém, ao material. Alguns especialistas não recomendam o uso por questões de aquecimento, umidade, risco de corrosão e danos na pintura.
Ligue o ar-condicionado semanalmente: além de ventilar o carro, essa prática evita o acúmulo de bactérias e fungos, que geram mau odor e problemas respiratórios. Após dar a partida no carro, ligue o modo de refrigeração por cerca de cinco minutos, para ajudar na lubrificação do motor. Em seguida, troque para o modo de aquecimento, o ar evita a condensação nas tubulações.
Para sair da garagem
Se você tomou alguns dos cuidados acima enquanto seu carro estava parado, as chances de haver algum problema no seu veículo é menor. Para voltar a rodar, basta fazer alguns ajustes e estar atento a possíveis sinais de mau funcionamento.
Calibre os pneus: antes de voltar a rodar, ajuste a calibração dos pneus na pressão correta para o uso diário, segundo a recomendação do fabricante.
Troque o lubrificante: é possível que quando seu carro sair da garagem o óleo tenha vencido ou perdeu a qualidade por ter ficado sem uso. Quando o veículo fica parado por muito tempo, o ideal é fazer a troca do lubrificante. Após o processo, evite acelerações intensas e altas rotações até que motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.
Combustível: quando o combustível fica parado por muito tempo no tanque, especialmente em regiões de clima mais quente, ele corre o risco de ter oxidado. Por isso, é recomendado que seja feita a troca do combustível. Para isso, é necessário esvaziar o recipiente antes de colocar o novo fluido.
Freio: talvez o carro apresente alguns ruídos ao voltar a rodar, já que a inércia pode levar à oxidação do disco de freio. Porém, busque frear levemente nos primeiros momentos de uso para que essa ferrugem se dissipe naturalmente.
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Limpeza: se você não pôde manter a limpeza enquanto o carro estava parado, é recomendado fazer isso agora. Aspire o interior do veículo, passe um pano úmido nos vidros para tirar a poeira sem arranhar e não se esqueça do filtro do ar condicionado.
Se ainda assim, perceber que seu veiculo não está funcionamento como deveria, leve seu seminovo a uma mecânico de confiança para fazer uma revisão.