Como cuidar do escapamento do meu seminovo?

Como cuidar do escapamento do meu seminovo?

Você sabe como cuidar corretamente do escapamento do seu veículo? Esse sistema de exaustão tem como finalidade filtrar  as emissões de gases e reduzir o ruído do motor. Essa função é de extrema importância para o carro e, se algum componente do conjunto estiver danificado, além de haver aumento do consumo de combustível, pode render multa grave e pontos no prontuário do motorista.

 

Causas do desgaste prematuro do escapamento

A vida útil do escapamento pode ser comprometida por motivos aparentemente simples, mas muito comuns. O uso de combustível adulterado é um dos principais, pois a água, solvente ou qualquer outro produto adicionado ao combustível aumenta a corrosão do sistema, devido ao acúmulo de líquido e aos gases mais agressivos resultantes da queima. Com isso, é recomendado que o abastecimento seja feito em postos de confiança.

O automóvel que é pouco usado ou percorre trechos pequenos também corre o risco de ter o escapamento corroído em pouco tempo. Isso se deve à a falta de uso que diminui a vida útil pela metade. Geralmente, o sistema de exaustão tem que ser reparado a cada dois anos, e, os veículos que circulam pouco chegam a passar por esse tipo de substituição em menos de um ano. Além disso, quando o veículo percorre pequenos trechos, não há tempo para que o sistema chegue à temperatura ideal para a combustão e, consequentemente, há acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos intermediário e traseiro

Quer saber como evitar problemas com o escapamento? Então siga essas dicas!

 

1. Faça a manutenção

Componentes como filtros, velas e sistema de injeção devem estar em bom estado para garantir o funcionamento correto e não prejudicarem o sistema de exaustão do carro. Por isso, faça a manutenção do seu carro de acordo com a indicação da sua montadora e não deixe que o escapamento seja danificado.

 

2. Abasteça em postos de confiança

Os combustíveis adulterados são os maiores vilões para o sistema de exaustão do seu carro. As substâncias misturadas aos combustíveis podem corroer as peças metálicas do escapamento. Abasteça em postos de confiança e sempre fique atento ao que colocam no seu veículo!

 

3. Dirija com cuidado

Estradas esburacadas e quebra-molas podem danificar o escapamento antes mesmo de chegar na validade. Portanto, muito cuidado na direção e dirija dentro dos limites de velocidade.

 

4. Exija qualidade

Não faça adaptações, pois o barato pode sair caro. Sempre que for trocar peças do seu sistema de exaustão, exija sempre produtos originais e com selo de qualidade.

Gostou das dicas? Saiba também qual o momento certo de trocar o óleo do motor do seu seminovo.