Fiat Pulse: vale a pena o investimento?

Fiat Pulse: vale a pena o investimento?

Muito já se falou sobre o modelo, sobre suas especificações e itens de série, mas um dos comentários mais citados foi que o SUV seria “derivado do Argo”, com praticamente a mesma valência e mais equipamentos.

Além das portas e alguns detalhes da carroceria, a plataforma, a suspensão e os sistemas tecnológicos são inéditos, sem contar o motor 1.0 turbo de 130 cv, que estreia neste modelo.

Mas além da ficha técnica, a experiência do Fiat Pulse é completamente diferente, muito distante do que tivemos em várias versões do hatch. Resultado de uma extensa pesquisa da Fiat para trazer um produto verdadeiramente competitivo para brigar no saturado mercado de SUVs.

Conectividade e segurança

Quando consideramos a tecnologia em termos de conectividade e segurança, o Fiat Pulse Audace pode ser considerado um dos melhores carros do Brasil. Se for equipada com todos os opcionais, a versão traz itens antes limitados a modelos maiores e mais caros.

Como destaque, podemos citar o conjunto de segurança ativa, que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa com correção ativa, que também está disponível nas picapes Fiat Toro e nos modelos Jeep.

Todos esses itens podem ser configurados de forma muito intuitiva, principalmente o alerta de colisão. Além disso, as entradas do sistema sempre se saíram bem em nossos testes, passando nos testes de segurança de uso na cidade, que é onde os motoristas mais precisam do kit.

O Pulse também se destaca por seu sistema multimídia. A nova geração da UConnect, que agora está com 10,1 polegadas e resolução HD, traz GPS nativo, hotspot Wi-Fi nativo com 4G da TIM, espelhamento com smartphones Android e iOS sem fio, e todos os comandos do veículo de modo muito intuitivo.

O sistema também pode ser aprimorado com o Fiat Connect Me, serviço da marca que funciona como o anjo da guarda do carro e inclui rastreadores, acionamento remoto do motor, climatização, delimitação de limites via GPS e alertas gerais. Tudo isso é feito por meio de um aplicativo de celular.

Apesar de todas essas vantagens, perdemos seis airbags, que nem são oferecidos como opção. O piloto automático adaptativo também pode ser incluído, mas não é uma ausência notável.

Controle de estabilidade e tração, portaria, airbags frontais e laterais fecham a lista de itens de conectividade e segurança, vetorização de torque, sistema ISOFIX e alarme antifurto volumétrico.

Veja: Tudo o que você precisa saber para manter o carro regularizado no início do ano.

Conforto e experiência do usuário

Apelidado por muitos como "Argo bombeado", o Fiat Pulse vai muito além de comparações sem sentido com seu irmão hatch. Aqui, a vida a bordo é muito melhor e mais confortável, elevada a um patamar ainda maior quando colocamos em ação o novíssimo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, o mais potente do segmento.

A montadora acertou em cheio com este motor, que entrega sua potência a 1.750 rpm, tornando a vida na cidade e na estrada muito rápida e divertida. E tudo isso fica ainda melhor com um câmbio CVT que simula 7 marchas.

Além disso, a configuração da suspensão é muito bem feita, adaptada às nossas ruas esburacadas, mas sem deixar o carro mole. Acredite: é bom alternar com o Pulse. A direção elétrica também se adapta à velocidade, o que deixa tudo ainda mais confortável.

E para tirar o máximo proveito deste motor, o Pulse possui um botão Sport proeminente no volante que o faz funcionar em rotações mais altas e mudar para obter mais potência. Ao iniciá-lo, a direção também é muito mais direta e responsiva.

Está claro que a Fiat realmente queria que o carro tivesse um apelo super utilitário, mesmo em um tamanho menor. Isso se reflete em uma boa distância do solo e excelente visibilidade do para-brisa. A linha tênue entre hatchback e carroceria crossover é bem definida.

Em termos de conforto, podemos dizer que o Fiat Pulse atende bem a família, mesmo para pessoas altas. O problema é que não há muito conforto e o espaço é semelhante ao do Argo, mesmo com um entre-eixos 1 cm maior (2,53m). A montadora poderia ter esticado um pouco mais o carro, mesmo que ocupasse espaço do já pequeno porta-malas.

No geral, o Fiat Pulse agrada e se destaca como uma ótima opção em sua categoria de preço e tamanho.

Os itens de conforto incluem sensor de chuva, sensor crepuscular, faróis Full LED, climatização digital e automática, carregamento indutivo de celular, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré de alta definição, bancos em couro e entrada USB-C.

O motor 1.0 turbo da Fiat dá ao Pulse o melhor desempenho da categoria

Trabalho de design e acabamento

O acabamento do Fiat Pulse Audace está acima da média para sua categoria e se destaca de modelos como Volkswagen Nivus e Tiggo 3x Pro. Porém, há algumas coisas que incomodam o usuário, como o encaixe mal executado das peças e a ausência de conforto macio nos apoios de braços do banco de trás.

Mas no geral, a cabine agrada e tem design moderno, com tudo muito bem decorado, principalmente a enorme tela multimídia no meio. Na versão topo de linha, o cluster digital acrescenta mais um toque de magia.

O visual da Pulse também chama a atenção, mas sim, há algumas semelhanças com outros modelos da marca italiana, como a Fiat Strada e o próprio Argo. Obviamente, isso não é uma desvantagem, pois as montadoras adotam esse método há vários anos.

E é bom lembrar que alguns elementos do Pulse estão disponíveis de série em todas as versões, como rodas de liga leve de 16 polegadas e conjunto óptico totalmente em LED. Vernizes de dois tons são opcionais.

Tire sua dúvida: É vantajoso comprar um seminovo no início do ano?

Vantagens do Fiat Pulse

  • Desempenho de primeira classe

  • Projeto bem resolvido

  • O sistema de infoentretenimento mais completo do mercado

  • Excelente consumo

  • Excelente pacote de segurança ativa

Desvantagens do Fiat Pulse

  • Espaço poderia ser melhor

  • Faltam os seis airbags

  • Porta-malas pequeno

Veja também: 10 dicas para fazer um bom test drive

Concorrentes

Os concorrentes do Fiat Pulse são os chamados crossovers ou, mais popularmente, SUVs subcompactos, como o Volkswagen Nivus e Caoa Chery Tiggo 3X Pro, além do Honda WR-V aposentado. 

Pulse é um grande sucesso da Fiat. O primeiro SUV da montadora fabricado no Brasil tem todos os pré-requisitos para conquistar clientes em todo o país, pois tem um ótimo pacote de equipamentos, motores interessantes (principalmente o turbo) e um design agradável.

Os preços do Pulse estão subindo, assim como outros modelos de vários fabricantes de automóveis. Mas pelo menos até o dia em que esta análise é publicada, seus valores ainda estão em um ponto competitivo.

O Fiat Pulse pode ser encontrado em nosso estoque! Confira este e outros veículos aqui.