Categorias

O que você deve saber sobre trabalhar com carro próprio
21 jun

O que você deve saber sobre trabalhar com carro próprio

Muitas pessoas costumam pensar que trabalhar com carro próprio significa apenas ir até o trabalho de carro. Porém, trabalhar com o carro significa exercer a sua profissão através do veículo, seja com entrega de produtos, transporte de passageiros ou até mesmo condução para atendimento domiciliar. E ter um veículo de trabalho pode ser muito vantajoso ou um grande problema. 

Neste artigo, você vai descobrir tudo que você precisa saber sobre trabalhar com o carro próprio, desde a aquisição do seguro automotivo até os melhores modelos para trabalho. 

 

Seguro auto

Você sabia que o carro de trabalho precisa de uma cobertura de seguro um pouco diferente? Pois é, o seguro automotivo para quem utiliza o carro como ferramenta de trabalho exige a especificação da função do veículo no momento da contratação. 

Se você passou a usar um veículo pessoal para trabalhar ou vice-versa, o certo é avisar a seguradora da mudança para que a empresa faça uma alteração de perfil de risco. Assim, você mantém suas informações atualizadas.

Não contratar seguro específico para carro de trabalho pode trazer grandes prejuízos para o seu bolso. Em caso de acidentes, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização alegando que o carro foi utilizado para fins que não estavam descritos na apólice. 

É melhor não arriscar, não é mesmo?

Saiba mais sobre seguro para carros usados.

 

Direitos do trabalhador

Se você foi contratado por uma empresa para trabalhar com o seu carro, é fundamental ficar atento aos seus direitos. O contrato de prestação de serviço deve trazer todas as informações para especificar que o trabalhador vai usar o carro próprio na rotina da empresa. Além disso, deve constar que a empresa ressarcirá o funcionário de todas as despesas de combustível e manutenção.

Esses direitos são previstos pelo artigo 896 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Pela legislação, as funções que permitem trabalhar com carro próprio são vendedor ou consultor externo, motorista particular e representante comercial.

Vale lembrar que isso não se aplica aos aplicativos de corrida. Confira nosso guia completo para motoristas de aplicativo.

 

Conservação e limpeza do veículo

Um veículo que você usa durante boa parte do dia de trabalho precisa de um cuidado um pouco mais especial. Diferente do carro de passeio, o carro de trabalho pode sofrer muito mais com a rotina, já que acaba rodando mais quilômetros em menos tempo. 

Por isso, a revisão deve ser realizada de acordo com a quilometragem. Sempre guarde o manual do usuário do seu carro para poder conferir os períodos certos para realizar a manutenção de acordo com o tempo de rodagem. Saiba porque a revisão é tão importante para a previsão de acidentes de trânsito. 

Além da manutenção, é essencial cuidar da limpeza do carro. Aspirar os bancos, lavar os tapetes e limpar o painel são tarefas que devem fazer parte da sua rotina. Isso oferece bem-estar para os ocupantes e transmite profissionalismo por parte do trabalhador. Pense bem, será que você, como passageiro, gostaria de andar em um carro sujo? 

Dependendo da sua profissão, nem sempre é possível manter o carro limpo durante o dia de trabalho. Por isso, é interessante investir em itens que ajudem você a limpar e a evitar sujeiras. Um aspirador automotivo portátil, por exemplo, pode ser ligado na saída 12v do carro e é uma excelente dica para fazer limpezas rápidas no interior do veículo. Se você costuma usar muito o porta-malas, é legal manter uma lona ou até mesmo alguns cobertores para forrar. Isso ajuda a proteger o interior do compartimento e as cargas transportadas.

Vale lembrar que a limpeza também é importante para garantir o bom funcionamento de alguns equipamentos e componentes do veículo. O ar condicionado, por exemplo, precisa ser limpo a cada 20.000 km rodados. A falta de limpeza desse equipamento pode comprometer o desempenho do veículo e ainda trazer doenças respiratórias para os ocupantes.

 

Melhores modelos para trabalhar

Selecionamos os melhores modelos de carros para trabalho.

Carros para transportar cargas

Os furgões, utilitários e picapes a seguir são os modelos mais vantajosos para quem trabalha com grandes entregas. 

  • Fiat Fiorino

  • Peugeot Partner

  • Mercedes 415

  • Fiat Ducato Cargo

  • Renault Master

  • Fiat Strada

  • Volkswagen Saveiro

  • Chevrolet Montana

  • Toyota Hilux

  • Nissan Frontier

  • Volkswagen Amarok

 

Carros de passeio

Econômicos e com ótimo custo-benefício, os modelos a seguir são ideais para quem trabalha com aplicativos de corrida. 

  • Volkswagen Gol

  • Fiat Palio

  • Ford Ka

  • Toyota Etios

  • Nissan Versa

  • Toyota Corolla

  • Renault Kwid 

  • Fiat Doblo

 

Está procurando um carro para trabalhar? Confira nosso estoque de seminovos e descubra o veículo ideal para o seu dia a dia!

VOLTAR AO INÍCIO