Como cuidar do escapamento do meu seminovo?
Você sabe como cuidar corretamente do escapamento do seu veículo? Esse sistema de exaustão tem como finalidade filtrar as emissões de gases e reduzir o ruído do motor. Essa função é de extrema importância para o carro e, se algum componente do conjunto estiver danificado, além de haver aumento do consumo de combustível, pode render multa grave e pontos no prontuário do motorista.
Causas do desgaste prematuro do escapamento
A vida útil do escapamento pode ser comprometida por motivos aparentemente simples, mas muito comuns. O uso de combustível adulterado é um dos principais, pois a água, solvente ou qualquer outro produto adicionado ao combustível aumenta a corrosão do sistema, devido ao acúmulo de líquido e aos gases mais agressivos resultantes da queima. Com isso, é recomendado que o abastecimento seja feito em postos de confiança.
O automóvel que é pouco usado ou percorre trechos pequenos também corre o risco de ter o escapamento corroído em pouco tempo. Isso se deve à a falta de uso que diminui a vida útil pela metade. Geralmente, o sistema de exaustão tem que ser reparado a cada dois anos, e, os veículos que circulam pouco chegam a passar por esse tipo de substituição em menos de um ano. Além disso, quando o veículo percorre pequenos trechos, não há tempo para que o sistema chegue à temperatura ideal para a combustão e, consequentemente, há acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos intermediário e traseiro
Quer saber como evitar problemas com o escapamento? Então siga essas dicas!
1. Faça a manutenção
Componentes como filtros, velas e sistema de injeção devem estar em bom estado para garantir o funcionamento correto e não prejudicarem o sistema de exaustão do carro. Por isso, faça a manutenção do seu carro de acordo com a indicação da sua montadora e não deixe que o escapamento seja danificado.
2. Abasteça em postos de confiança
Os combustíveis adulterados são os maiores vilões para o sistema de exaustão do seu carro. As substâncias misturadas aos combustíveis podem corroer as peças metálicas do escapamento. Abasteça em postos de confiança e sempre fique atento ao que colocam no seu veículo!
3. Dirija com cuidado
Estradas esburacadas e quebra-molas podem danificar o escapamento antes mesmo de chegar na validade. Portanto, muito cuidado na direção e dirija dentro dos limites de velocidade.
4. Exija qualidade
Não faça adaptações, pois o barato pode sair caro. Sempre que for trocar peças do seu sistema de exaustão, exija sempre produtos originais e com selo de qualidade.
Gostou das dicas? Saiba também qual o momento certo de trocar o óleo do motor do seu seminovo.