Categorias

Que carro escolher: família, off road ou passeio?
15 out

Que carro escolher: família, off road ou passeio?

Está pensando em comprar um seminovo? Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre qual o modelo ideal, mas a verdade é que carro é igual roupa, cada um escolhe o que veste melhor. O carro ideal depende muito das suas necessidades, que trajetos pretende fazer, quantos passageiros irão ocupar o veículo, e outros fatores. Leia nosso guia definitivo de seminovos.

Para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas, preparamos esse post sobre as diferenças e principais recursos que deve ter nos carros de família, off road e passeio. Confira a seguir.

Carro de passeio

Se você precisa de um carro para o dia a dia, leve em consideração a sua rotina de uso. Você vai usá-lo para trabalhar, passear, ir para a faculdade ou pretende fazer alguma viagem de bate e volta no final de semana?

Se o carro será utilizado por uma ou até duas pessoas, talvez você não precise de muito espaço e pode optar por um modelo mais compacto. Carros menores são ótimos para passar por ruas estreitas, fazer manobras no trânsito e estacionar.

Se você faz trajetos curtos sempre no asfalto plano, pode optar por um modelo econômico, já que o motor não precisará se esforçar tanto.  Os carros com potência de motor 1.0 e 1.3 são os mais populares. Já se sua cidade tem muito morro, o ideal é ter um motor mais potente, como 1.4 e 1.6. Esses modelos costumam conciliar economia e desempenho, sem pesar tanto no bolso.

Engarrafamentos tendem a consumir muito combustível, então para quem enfrenta trânsito, é bom pensar no custo-benefício. O carro flex pode ser uma alternativa interessante, pois quando a gasolina estiver cara, é possível investir no etanol.

Acessórios para o dia a dia

A segurança é muito importante, principalmente quando se enfrenta trânsito ou estrada. Por isso, vale a pena investir em um carro que tenha um bom sistema de airbag frontal, além de freios ABS. Alguns modelos também incluem controle de estabilidade e airbags laterais, veja o que cabe no bolso. E não se esqueça do sistema de alarme.

Você também pode investir em um conforto extra como ar-condicionado, especialmente para quem mora em regiões quentes, e direção hidráulica. Se você é uma pessoa que está sempre conectada e gosta de praticidade, também vale ter uma central multimídia, assim você pode conectar seu smartphone, ouvir música, conferir o sensor de estacionamento e até contar com câmera de ré em modelos mais modernos. Além disso, essas funcionalidades podem fazer a diferença no valor do seu veículo na hora da revenda. Saiba mais sobre direção hidráulica, central multimídia e outros componentes que valorizam o veículo.

Carro para família

Para escolher um carro de família, considere as informações de potência, segurança e acessórios do carro de passeio e fique atento aos próximos detalhes.

Se a sua família tem até cinco pessoas, você não precisa se preocupar com o número de assentos, mas um carro espaçoso irá contribuir para o conforto. Mas se a família está expandindo, existem diversos modelos de minivans com espaço para até nove pessoas. Alguns modelos de carro familiares são Hatch, Sedã, SUV e Minivan. Confira a nossa lista de carros para famílias grandes.

Você também vai precisar de um porta-malas grande, para caber toda a bagagem em períodos de férias. Um sistema de ar condicionado também pode ser ótimo para aclimatar e contribuir com o humor. Mas lembre-se que o ar condicionado precisa ser limpo com regularidade, para não prejudicar a saúde pulmonar.

Acessórios para crianças

Se você tem crianças a bordo, aí vão quatro dicas importantíssimas. A primeira é questão de legislação: a cadeirinha de transporte infantil não vem inclusa na compra do carro, mas você precisa providenciar o quanto antes e adequá-la segundo a idade e peso da criança. Trafegar com a criança fora da cadeirinha pode trazer riscos além de resultar em multa. Saiba mais sobre boas práticas para não perder pontos na CNH.

Ainda falando sobre segurança, é essencial que haja travas nas portas e controle central dos vidros traseiros. Se a criança tentar abrir a porta com o carro em movimento, ou abrir e fechar os vidros, ela pode se machucar ou se acidentar seriamente.

A segunda dica é o espelho extra no banco traseiro, ajustado para ser visto através do retrovisor. Com um jogo de reflexos, ele te permite observar o bebê pelo retrovisor do carro. Isso é essencial para que o motorista não se distraia e, ao mesmo tempo, você fique de olho no seu bebê, para saber se está tudo bem.

Por fim, vale a pena ter um aparelhos de entretenimento para que as crianças se distraiam durante o trajeto, principalmente em longas viagens. Ter uma TV de bordo ou espaço para encaixar um tablet no banco traseiro pode ser a chave para mantê-las distraídas. Crianças agitadas tendem a tirar a atenção do motorista, tornando a direção perigosa.

Carro off road

Para escolher um carro off road é preciso ter uma noção do uso que será feito, assim você pode equipar seu 4x4 de acordo com os trajetos que serão enfrentados. Você pretende usá-lo para reboque, pecuária, viagens, esporte ou só para deslocamento?

Geralmente esses veículos já têm um motor potente, o que reflete na capacidade das rodas motrizes de encarar gelo, areia, lama e até cascalho. Já o chassis e a suspensão são projetados para passar sobre buracos e pedras. Mas há ainda outros detalhes que variam e podem ser escolhidos dependendo da sua preferência.

Ao escolher o modelo ideal pra você, é importante avaliar a altura do veículo em relação ao solo. Quanto mais alto, maior a segurança e o conforto, podendo evitar perfurações. Caso o veículo seja baixo, o próprio jogo de pneus pode ajudar na elevação. Por isso, os utilitários off road são os mais indicados.

O pneu escolhido varia com o tipo de solo que você irá enfrentar, tendo diversos modelos especiais. Mas se você deseja usar o mesmo carro no asfalto e na estrada de terra, por exemplo, você pode optar pelo pneu de uso misto.

Considere ainda os ângulos de entrada e saída, que garantem se o carro será capaz de passar por obstáculos sem problemas. É muito importante também que o veículo tenha controle de estabilidade, que age junto com o freio, contribuindo para o melhor controle da direção em curvas e solos escorregadios. 

Considerando a possibilidade do veículo ficar muito sujo em suas aventuras, você pode optar por escolher um modelo de cor mais escuro e fácil de limpar, além de proteger os estofados. Há ainda muitos acessórios que podem potencializar as funcionalidades do seu veículo.

Extras

Para climas frios, você pode optar por adquirir baterias mais potentes e um aquecedor de bloco de motor. Ambos ajudam a dar a partida em dias frios e, à medida que o veículo se locomove, o calor se mantém.

Para a segurança dos passageiros em aventuras radicais, pode ser interessante investir em um sistema de airbag mais completo, como o modelo de cortinas laterais, além do frontal. Alguns veículos também têm sistema de resposta a acidentes, que desliga o combustível, abre as portas e liga as luzes de perigo em casos de batida. Outros, possuem sensores de capotamento ou freio ABS nas quatro rodas.

 

Conseguiu encontrar qual o tipo de veículo que mais combina com seu estilo de vida? Leia também sobre as vantagens de comprar um seminovo em tempos de crise.

VOLTAR AO INÍCIO