Perícia para seminovos

Perícia para seminovos

Quando compramos um carro seminovo, é preciso se preocupar com algumas questões, e uma delas é a vistoria que deve ser realizada para averiguar se tudo está bem no veículo.  Com uma inspeção minuciosa feita por peritos credenciados, o comprador do seminovo recebe um laudo que mostra todos os itens especificados e o parecer sobre possível defeitos.

Para que a vistoria seja efetiva, são utilizados equipamentos que auxiliam o perito na hora da investigação no veículo, buscando, por exemplo, a originalidade de quilometragem do seminovo. As informações são confrontadas com as fornecidas pela montadora, pelo Detran, pela BIN e pelo DENATRAN. Se houver qualquer divergência, um alerta é acionado. A pesquisa também abrange a consulta sobre multas e autuações, situação do veículo, IPVA, DPVAT, licenciamento, furto e roubo, e impedimentos administrativos ou judiciais.



O que está incluso na vistoria?

Carroceria:

A carroceria é inspecionada com o objetivo de encontrar marcas de colisão ou de algum procedimento que tenha sido feito para recuperação de alguma parte do carro. Os procedimentos que foram feitos, por mais que sejam quase imperceptíveis, devem ser observados pelo perito. Além disso, o perito verifica os códigos de fábrica e as gravações do chassi pois contém informações importantes que devem ser verificadas, como a presença de possíveis adulterações ou inconformidades com os dados de fábrica originais. 

 

Mecânica:

Inicialmente, o perito faz uma inspeção visual buscando problemas que sejam aparentes, como vazamento de óleo ou outros fluidos, pneus em estado ruim, etc. Após esse procedimento, é realizada uma análise de confirmação da quilometragem do veículo, com o intuito de averiguar se ela não foi alterada. Logo em seguida, é feito o teste de funcionamento geral do seminovo, onde se observa o motos e os demais itens como ar-condicionado, alternador, direção, etc. Além desses processos, um teste de rodagem é feito para entender como estão funcionando os comandos, alinhamento, freios, embreagem, câmbio, etc. 

 

Elétrica:

Quando se chega na parte elétrica, o funcionamento dos faróis, lanternas e outras luzes, limpadores de parabrisas, travas de vidros elétricos, alarmes, etc, são verificados. Além disso, o sistema de som e navegação do veículo também são averiguados. 

 

A inspeção realizada é toda fotografada, de forma que haja uma facilitação de identificação da possível presença de avarias no seminovo. Ao comprar o seu seminovo, procure por uma concessionária de segurança que possa te informar sobre esse serviço e oferecer um veículo em ótimas condições. Procure pela AutoCerto!