Cuidados que você precisa ter com o óleo do motor.

Cuidados que você precisa ter com o óleo do motor.

Verifique o Nível Regularmente: Use a vareta de óleo para verificar o nível do óleo regularmente, pelo menos uma vez por mês ou antes de viagens longas. O nível deve estar entre as marcas "mínimo" e "máximo" na vareta.

 

Mude o Óleo Regularmente: Siga as recomendações do fabricante do veículo para intervalos de troca de óleo. Em média, a troca deve ser feita a cada 5.000 a 10.000 quilômetros, mas isso pode variar de acordo com o tipo de óleo e as condições de condução.

 

Use o Tipo de Óleo Correto: Consulte o manual do proprietário para determinar o tipo e a viscosidade correta do óleo para o seu veículo. Usar o óleo errado pode comprometer o desempenho do motor.

 

Verifique a Qualidade do Óleo: Se o óleo parecer espesso, escuro ou sujo, é hora de trocá-lo. O óleo deve parecer dourado e transparente quando está em boas condições.

 

Troque o Filtro de Óleo: Sempre troque o filtro de óleo quando trocar o óleo do motor. Isso ajuda a manter o óleo limpo e eficiente na lubrificação do motor.

 

Evite o Excesso de Óleo: Não encha o motor com excesso de óleo. Isso pode levar a vazamentos e aumentar a pressão interna do motor.

 

Verifique o Sistema de Respiro do Cárter: O sistema de ventilação do cárter permite que os gases indesejados escapem. Certifique-se de que está funcionando corretamente para evitar a acumulação de pressão no motor.

 

Mantenha o Motor em Boas Condições: Um motor bem mantido com peças em boas condições reduzirá o desgaste do óleo.

 

Tenha Cuidado com o Superaquecimento: O superaquecimento pode quebrar as propriedades do óleo, tornando-o menos eficaz como lubrificante. Mantenha o sistema de resfriamento em boas condições para evitar o superaquecimento.

 

Descarte Adequado: Ao trocar o óleo, certifique-se de descartá-lo de maneira adequada. Muitos postos de gasolina e centros de manutenção automotiva oferecem locais para o descarte responsável de óleo usado.

 

Lembre-se de que um óleo de motor bem mantido é essencial para o desempenho e a durabilidade do seu veículo. Consulte sempre o manual do proprietário para orientações específicas sobre o seu carro.